
 
 

Conselho Regulador da  

Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

 

 

 

Deliberação 
 

2/DJ/2010 
 

 
 
 

Queixa de órgãos de comunicação social contra o Sport Lisboa e 
Benfica, agremiação desportiva de utilidade pública (“Benfica 

Clube”), e Sport Lisboa e Benfica, Futebol, SAD, (Benfica, SAD), 
por alegada restrição do direito de acesso dos jornalistas 

 
 
 
 
 
 

Lisboa 
 

17 de Março de 2010



 

1 

 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação 2/DJ/2010 

 

Assunto: Queixa de órgãos de comunicação social contra o Sport Lisboa e Benfica, 

agremiação desportiva de utilidade pública (“Benfica Clube”), e Sport Lisboa 

e Benfica, Futebol, SAD, (Benfica, SAD), por alegada restrição do direito de 

acesso dos jornalistas 

 

 

I. Exposição 

 

1. Deu entrada na ERC, a 21 de Julho de 2009, uma queixa subscrita pela TVI 

contra a Benfica SAD por alegada violação do direito de acesso dos jornalistas às fontes 

de informação. 

2. Na Queixa apresentada a TVI relata que no dia 19 de Julho de 2009 o Gabinete 

de Comunicação do Sport de Lisboa e Benfica remeteu a todos os órgãos de 

comunicação social, incluindo a TVI, uma mensagem electrónica na qual anunciava o 

agendamento de um “encontro com a comunicação social” para a apresentação do 

jogador Ramires Santos do Nascimento, a realizar no dia 20 Julho, no Estádio da Luz, 

pelas 19h00.  

3. Sustenta a TVI que a relevância do acontecimento, em termos desportivos, fez 

com que o operador destacasse para o Estádio da Luz uma equipa de reportagem, 

integrada por dois jornalistas, para proceder à cobertura do acontecimento. 

4. Continua, alegando que “[c]hegados ao local e quando pretendiam entrar na 

sala onde iria decorrer o dito encontro com a comunicação social, os jornalistas da 

TVI foram disso impedidos por um elemento da segurança afecto ao Sport de Lisboa e 

Benfica”. 

5. A factualidade descrita nesta Queixa termina com o relato da justificação 

transmitida pelo segurança do estádio e confirmada posteriormente, em conversa 

telefónica, pelo assessor de imprensa do Sport Lisboa e Benfica, Ricardo Maia. 



 

2 

 

Alegadamente, a TVI estaria impedida de assistir aos treinos do SLB abertos à 

comunicação social e às conferências de Imprensa devido à sua linha editorial. 

6. No dia 23 de Julho de 2009 deu entrada na ERC uma participação apresentada 

pelo Sindicato dos Jornalistas, através da qual esta instituição manifestou o seu repúdio 

pelo que considera ser um acto de discriminação ilegal e intolerância por parte do Sport 

Lisboa a Benfica. 

7. Em causa está o impedimento de acesso da equipa da TVI à conferência de 

apresentação do jogador Ramires acima relatado. O Sindicato cita o jornal “Público”, o 

qual, por sua vez, invoca declarações do Director de comunicação do Benfica, 

noticiando que a TVI está impedida de aceder às conferências de imprensa e aos treinos 

da equipa, por o Benfica discordar da orientação editorial da estação. 

8. O Sindicato dos Jornalistas considera que “nenhum responsável pela 

organização de qualquer evento aberto à generalidade dos órgãos de informação – 

como é o caso de uma conferência de imprensa – pode impedir selectivamente o acesso 

de um ou mais órgãos a tais acontecimentos”. Tal atitude é qualificada pelo Sindicato 

dos Jornalistas como uma “tentativa de condicionamento da liberdade de informação 

absolutamente inaceitável”. 

9. No dia 24 de Julho de 2009 deu entrada uma nova Queixa apresentada pela TVI, 

relatando esta que se deslocou às instalações do Sport de Lisboa e Benfica para efectivar 

a cobertura jornalista da conferência de apresentação do jogador de futebol “Weldon” 

no dia 22 de Julho de 2009, pelas 21h00, sem que tenha sido permitida aos jornalistas 

da TVI a entrada nas instalações. 

10. Nesta segunda ocorrência, a TVI reconhece que não recebeu nenhum convite 

para realização da conferência. Todavia, alega que o Benfica emitiu convites para os 

demais órgãos de comunicação social, excluindo propositadamente este operador de 

televisão, o que constitui uma violação dos direitos dos jornalistas. Refere que “ o 

expediente usado pelo SLB para desta vez excluir a TVI de uma conferência de 

imprensa onde esteve presente a generalidade dos órgãos de comunicação social 

nacionais - a emissão de convites - não afasta a aplicação dos direitos consignados aos 

jornalistas e aos órgãos de comunicação social no Estatuto dos Jornalistas e na 

Constituição da República Portuguesa.” 



 

3 

 

11. No dia 29 de Julho deu entrada uma terceira Queixa da TVI contra o Benfica; 

desta feita refere a Queixosa que se deslocou ao Estádio da Luz no dia 28 de Julho de 

2009, por volta das 19h30m, onde decorreu uma conferência de imprensa para 

apresentação do jogador de futebol Keirrison, tendo sido impedida de entrar nas 

instalações, segundo os seguranças, por ordem dos seus superiores hierárquicos. 

12. Relata ainda a TVI que no mesmo dia, 28 de Julho, por volta das 17h00, tentou 

entrar no centro de estágios do Seixal, onde o seu acesso voltou a ser negado. Segundo a 

Queixosa, a equipa principal treinou nesse dia no centro de estágios do Seixal, estando 

também prevista uma conferência de imprensa durante a tarde. 

13. A TVI apresentou ainda uma outra Queixa no dia 30 de Julho de 2009, referente 

a ocorrências verificadas na véspera. Segundo relata a Queixosa, numa sessão de treinos 

aberta ao público e à comunicação social, a sua equipa de reportagem, contrariamente 

aos jornalistas de outros órgãos de comunicação social, foi novamente impedida de 

entrar no Centro de Estágio do Seixal. Alega a Queixosa que se mantém a atitude 

discriminatória do Benfica em relação à TVI. 

14. No dia 7 de Agosto de 2009, a TVI apresentou uma última Queixa referente ao 

impedimento de acesso da equipa de reportagem da TVI à conferência de imprensa de 

apresentação da “Eusébio Cup”, que decorreu no dia 6 de Agosto, numa unidade 

hoteleira em Lisboa, onde esteve presente a generalidade da comunicação social. 

Segundo relata a Queixosa, à entrada da sala do hotel, onde se encontrava uma placa 

com a indicação “Press Conference”, João Gabriel informou a equipa da TVI de que 

não poderia entrar na sala. A montante, refere também a Queixosa que no mesmo dia, 

na parte da manhã, os seus jornalistas tentaram entrar no centro de estágio do Seixal 

onde decorria um treino aberto à generalidade da comunicação social, tendo disso sido 

impedidos. Tal como aconteceu em outras situações, os seguranças referiram estar a 

cumprir ordens do Director de Comunicação do Benfica. 

15. Também no dia 29 de Julho de 2009 deu entrada na ERC uma queixa 

apresentada por jornalistas do “Maisfutebol” contra o Sport de Lisboa e Benfica, por 

impedimento de acesso ao espaço de realização da conferência de imprensa para 

apresentação do novo jogador Keirrison, no dia 28 de Julho. Tal como sucedeu com a 

TVI, os jornalistas do “Maisfutebol” foram informados, pelos funcionários da 



 

4 

 

segurança, de que não poderiam entrar, por ordens dos seus superiores hierárquicos. 

Salientam os Queixosos que este comportamento ocorre já depois de a ERC ter emitido 

um comunicado onde referiu “a sua preocupação pelo eventual cerceamento de direitos 

fundamentais de um operador televisivo, por parte do Sport de Lisboa e Benfica, à 

revelia de princípios básicos do nosso ordenamento jurídico-constitucional”. 

16. Ainda no dia 29 de Julho de 2009, a ERC recebeu outra queixa contra o Sport de 

Lisboa e Benfica, subscrita pela Presselivre- Imprensa Livre S.A. (doravante, 

“Presselivre”). Nesta exposição são relatadas várias situações onde, alegadamente, o 

jornal Correio da Manhã - publicação pertencente à Queixosa - terá sido vítima de 

discriminação e os seus jornalistas impedidos de entrar em espaços abertos à 

generalidade da comunicação social, a saber: 

1. Impedimento de acesso de jornalistas do Correio da Manhã ao jogo Benfica-

Marítimo da 26ª Jornada, ocorrido a 26 de Abril de 2009; 

2. Impedimento de acesso de jornalistas do Correio da Manhã à conferência de 

imprensa de apresentação do treinador Jorge Jesus, em 17 de Junho de 2009; 

3. Condicionamento da cobertura, pelos jornalistas do Correio da Manhã, do 

estágio do Benfica na Suíça, realizado entre os dias 10 e 15 de Julho, com 

encaminhamento dos jornalistas daquele jornal diário para as bancadas 

destinadas ao público em geral, não obstante a existência de espaços afectos à 

comunicação social; 

4. Impedimento de acesso dos jornalistas do Correio da Manhã ao espaço de 

realização de conferência de imprensa para apresentação do novo jogador 

Ramires, no dia 20 de Julho. 

17. Da Queixa apresentada pela Presselivre consta ainda a descrição de uma situação 

particular, salientado a Queixosa que um dos seus jornalistas da secção de desporto, 

António Pereira, é constantemente impedido de aceder às conferências de imprensa e 

eventos do Estádio da Luz. 

18. Sobre este último caso em particular, sustenta a Queixosa que o editor da secção 

de desporto do Correio da Manhã foi contactado por representantes do Benfica, os quais 

o informaram de que não seria admitida a entrada do jornalista António Pereira no 

Estádio da Luz. Desde então, refere a Queixosa, sempre que o jornalista se deslocou 



 

5 

 

àquele recinto para efectuar a cobertura de qualquer evento desportivo foi-lhe vedado o 

acesso e permitida a entrada a todos os outros órgãos de comunicação social. Destaca a 

Queixosa que “a última vez que o jornalista António Pereira foi impedido de aceder ao 

Estádio da Luz ocorreu no seguimento de uma notícia assinada e publicada a 13 de 

Maio de 2009, que relatava desentendimentos ocorridos entre Luís Filipe Vieira e Rui 

Costa”. 

19. Segundo a Queixosa, em todas as vezes que ao jornalista foi negado o direito de 

acesso estavam em causa eventos públicos e para os quais tinha sido devidamente 

convocada, e esteve presente, a generalidade da comunicação social. 

20. Por último, refere a Queixosa que o jornalista António Pereira continua 

impedido de entrar no Estádio da Luz para fins de cobertura informativa, 

nomeadamente de eventos desportivos e conferências de imprensa. 

21. Com respeito ao jogo Benfica-Marítimo, da 26ª jornada, refere a Queixosa que o 

jornalista enviado para fazer a cobertura do evento foi impedido de entrar, tendo sido 

informado de que a credencial destinada ao Correio da Manhã já havia sido levantada. 

O Jornalista em causa afirmou que fora o único enviado pelo Correio da Manhã, mas, 

ainda assim, a sua entrada foi vedada. 

22. Refere a Queixosa que o recurso a este argumento foi frequente em diversos 

eventos desportivos. Todas as vezes que os jornalistas do Correio da Manhã tentaram 

aceder ao Estádio da Luz e lhes foi recusada a entrada estavam em causa eventos 

públicos, para os quais tinham sido convocados todos os órgãos de comunicação social. 

23. Quanto à apresentação do treinador Jorge Jesus, salienta a Queixosa que o 

colaborador do Correio da Manhã foi impedido, pelo assessor de imprensa do Benfica, 

Ricardo Maia, de entrar no estádio da Luz. Segundo diz, o referido jornalista foi 

expressamente impedido de entrar na conferência de imprensa, única e exclusivamente 

por trabalhar para o jornal Correio da Manhã. Corrobora esta acusação com a alegação 

de que todos os demais órgãos de comunicação social tiveram acesso e fizeram a 

cobertura jornalística do evento. Os jornalistas admitidos tiveram a hipótese de colocar 

questões e pedir esclarecimentos ao novo treinador do Benfica. 

24. No referente ao estágio do Benfica na Suíça, decorrido entre os dias 10 e 15 de 

Julho de 2009, alega a Queixosa que as requeridas (Benfica Clube e Benfica SAD) eram 



 

6 

 

responsáveis e tinham o controlo dos acessos ao estádio onde decorreram os treinos e os 

vários jogos do Sport de Lisboa e Benfica. Porém, quando o jornalista do Correio da 

Manhã se dirigiu ao local do estágio, com o propósito de efectuar a sua cobertura, foi 

informado de que “existiam regras específicas para os órgãos de comunicação social 

pertencentes ao “Grupo Cofina”. 

25. De acordo com essas regras, os jornalistas da Queixosa tiveram de assistir ao 

treino da bancada, ainda que existisse uma bancada específica para os jornalistas, onde 

estavam presentes todos os órgãos de comunicação social. A bancada de imprensa, 

conforme designação da Queixosa, permitiria uma melhor visão do relvado e dos 

movimentos dos jogadores. Ademais, a bancada dos adeptos não garante a segurança e 

tranquilidade necessárias à efectivação do trabalho jornalístico. 

26. Por último, alega a Queixosa que o jornalista do Correio da Manha encontrava-

se no dia 20 de Julho de 2009 na sala de imprensa do Estádio da Luz, para efectuar a 

cobertura jornalística da apresentação do jogador “Ramires”, quando chega ao local 

Ricardo Maia que, ao aperceber-se da sua presença na sala, o convida a sair, 

explicando-lhe, segundo relata a Queixosa, que “enquanto não estivesse resolvido o 

problema institucional o “Correio da Manhã” estava impedido de entrar nas 

instalações do Benfica”. 

 

II. Posição do denunciado 

 

1. A Benfica SAD pronuncia-se sobre cada um dos eventos nos termos infra 

reproduzidos: 

a) Sobre o impedimento de acesso da equipa da TVI à conferência de 

imprensa do jogador Ramires Santos do Nascimento, confirma que a TVI 

não foi autorizada a entrar na sala de imprensa, justificando a sua decisão 

como resposta à alegada discriminação de tratamento que este operador 

de televisão vinha a conferir à Benfica SAD, denegrindo a sua imagem, 

bem como a imagem dos seus corpos dirigentes; 

b) Continua, referindo que o Estádio do Sport Lisboa e Benfica é 

propriedade privada, cujo acesso é condicionado à vontade do seu 



 

7 

 

proprietário. A actuação da Benfica SAD correspondeu, portanto, ao 

legítimo uso dos seus direitos; 

c) Alega a Benfica SAD que nunca violou as normas que protegem o direito 

de acesso dos jornalistas, não tendo impedido nenhuma entidade de 

informar ou ser informada; 

d) Aquando da apresentação do referido jogador, alega a Benfica SAD que 

o local onde estavam presentes os diversos jornalistas não é de acesso ao 

público; apenas lhe tiveram acesso aqueles que foram convidados para o 

efeito. 

e) De igual modo, com respeito às conferências de apresentação dos 

jogadores Weldon e Keirrison, ocorridas respectivamente a 22 e 28 de 

Julho, a Benfica SAD confirma que a TVI não foi convidada para os 

eventos, e, em conformidade, a sua entrada não foi admitida. Tal atitude, 

advoga, é legítima e não visa pressionar a TVI a alterar a sua linha 

editorial, simplesmente expressa uma discordância quanto à orientação 

da estação e ao tratamento por esta conferido à Benfica SAD. 

f) A Benfica SAD afirma que nunca deixou de autorizar a presença da TVI 

nas competições oficiais, organizadas, nomeadamente, pela Liga de 

Clubes. Sempre que a competição seja organizada por outrem, a Benfica 

SAD entende que o direito de escolha pertence à entidade organizadora, e 

não aos seus participantes. O mesmo não é válido quanto a actividades ou 

comunicações da responsabilidade da Benfica SAD. 

g) Com respeito aos factos que envolvem o jornal “Correio da Manhã”, 

propriedade da Presselivre – Imprensa Livre S.A., a Benfica SAD 

começa por referir que deve ser desconsiderada a factualidade referente 

ao Jogo da 26ª jornada, por caducidade do direito de queixa; quanto à 

restante matéria da Queixa apresentada, a Benfica SAD retoma as 

considerações expostas a propósito dos eventos que envolveram a TVI, 

salientando que age dentro da sua discricionariedade ao “convidar para 

sua casa quem bem lhe aprouver”. 



 

8 

 

h) Também os factos constantes da Queixa apresentada pelos jornalistas do 

Mais Futebol são confirmados pela Benfica SAD, justificando esta última 

a sua actuação em termos idênticos ao supra expostos. 

2. Em suma, a Benfica SAD alega que os jornalistas que não foram convidados têm 

vindo a noticiar factos que ofendem a dignidade e o bom-nome da Benfica SAD, 

violando deveres a que se encontram legalmente obrigados, assistindo à Benfica SAD o 

direito de não os convidar a estar presentes em eventos que organize. Salienta esta 

entidade que não violou qualquer disposição legal. Além do que, segundo diz, os 

eventos em causa não eram de interesse público e, de todo o modo, foram amplamente 

divulgados quer através do site do Benfica SAD, quer através do serviço de programas 

“Benfica TV”. 

 

III. Diligências Procedimentais 

 

1. Medidas preliminares 

 

A. Emissão de comunicado à imprensa 

 

1. Aquando da recepção da primeira Queixa, apresentada pelo operador de televisão 

TVI, o Conselho Regulador da ERC decidiu dirigir um comunicado à comunicação 

social, uma vez que o presumível impedimento de acesso de jornalistas da TVI a 

instalações do Sport Lisboa e Benfica para cobertura informativa da apresentação 

do futebolista Ramires Santos do Nascimento, a confirmar-se, apresentar-se-ia 

como manifesta violação dos direitos consignados nos artigos 9º e 10º do Estatuto 

do Jornalista (Lei nº 1/99, de 13 de Janeiro). 

2. Afirmou o Conselho Regulador, no referido comunicado datado de 21 de Julho de 

2009, que “a denegação de acesso do operador televisivo a um evento que contou 

com a presença de outros órgãos de informação, naquilo que foi anunciado como 

"Encontro com a Comunicação", poderá comportar igualmente a violação do 

princípio constitucional da não discriminação (art. 13º), tal como declinado no 

mesmo Estatuto do Jornalista (art. 9º, nº 4), não podendo essa discriminação, em 



 

9 

 

caso algum, encontrar fundamento válido numa discordância da orientação 

editorial seguida pela TVI”.  

3. Em conclusão, o Conselho Regulador da ERC tornou pública quer i) “[a] sua 

preocupação pelo eventual cerceamento de direitos fundamentais de um operador 

televisivo, por parte do Sport Lisboa e Benfica, à revelia de princípios básicos do 

nosso ordenamento jurídico-constitucional”; quer ii) “[o] seu propósito de 

recorrer a todos os meios de tutela dos referidos direitos, no quadro do competente 

procedimento regulatório, por forma a obstar à repetição de situações análogas.” 

 

B. Encontro preliminar para o apuramento dos factos 

 

1. No dia 5 de Agosto, a pedido da ERC, o Sport Lisboa e Benfica, agremiação 

desportiva de utilidade pública, compareceu a uma audiência com vista ao 

apuramento dos factos e esclarecimento dos procedimentos em causa. O Sport de 

Lisboa e Benfica fez-se representar por advogado, tendo alegado a ilegitimidade do 

clube, declinando qualquer responsabilidade ou intervenção nos factos que 

alegadamente consubstanciaram infracções aos direitos dos jornalistas. 

2. Audiência de conciliação 

1. No dia 16 de Setembro de 2009, foi realizada, nos termos do artigo 57.º dos 

Estatutos da ERC, aprovados pela Lei n.º 53/2005, de 8 de Novembro, uma 

audiência de conciliação na qual participaram o Dr. Telmo Semião e o Jornalista 

Luís Sobral, em representação da TVI e do site desportivo Mais Futebol, o Dr. 

Martim Serrano, em representação da Presselivre-Imprensa Livre S.A., 

proprietária do título “Correio da Manhã”, e o Dr. Nuno Lobo, em representação 

do Sport de Lisboa e Benfica, Futebol, SAD. Os três primeiros intervenientes 

constituem-se como partes Queixosas no processo, ocupando o Sport de Lisboa 

e Benfica, Futebol, SAD, a posição processual de Denunciada. 

2. Aberta a audiência de conciliação pelas 15:00 horas, foi dada a palavra às partes, 

as quais dialogaram sobre os contornos do litígio. Todavia, não lograram 

alcançar um entendimento que permitisse sanar o diferendo na origem da 

apresentação das Queixas. 



 

10 

 

3. Os Queixosos reafirmaram a matéria inscrita nas respectivas Queixas constantes 

do processo. A Denunciada evocou os argumentos constantes da sua Oposição, 

sendo sua convicção que o Benfica não impediu o acesso dos jornalistas a 

eventos de interesse público. Segundo afirma, o Benfica actuou e actua de 

acordo com o princípio da legalidade, esperando-se que os jornalistas respeitem 

os seus deveres profissionais. 

3. Audição de testemunhas 

1. Dois dos intervenientes do processo requereram a audição de testemunhas, por 

considerarem tal facto relevante para o conhecimento da factualidade descrita. 

Em conformidade com o Código de Procedimento Administrativo, procedeu-se à 

audição de testemunhas arroladas respectivamente pela Presselivre e pela 

Benfica SAD. 

2. A Presselivre requereu a audição de seis testemunhas que estão, ou estiveram à 

data dos factos, ao serviço do “Correio da Manhã”, órgão de comunicação social 

detido pela Queixosa. Todas foram notificadas, tendo a Queixosa prescindido da 

audição de quatro delas.  

3. Em conformidade, foram ouvidas, no dia 24 de Setembro de 2009, duas 

testemunhas apresentadas pela Queixosa, ambas com conhecimento directo 

sobre os factos.  

4. António Pereira, jornalista da secção de desporto do Correio da Manhã, 

afirmou que a sua entrada, quer no Estádio da Luz, quer no centro de estágio do 

Seixal, está vedada. Esta situação, segundo diz, mantém-se desde a época 

passada. 

5. Afirma a testemunha que o Director de comunicação do Benfica comunicou 

telefonicamente ao Director do Correio da Manhã, Octávio Ribeiro, que o 

jornalista António Pereira estava impedido de entrar no estádio. A testemunha 

refere ainda que chegou, ele próprio, a falar com o Director de comunicação do 

Benfica, que lhe comunicou estar este impedido de entrar nas instalações da 

Benfica SAD. 

6. A testemunha foi questionada, tendo em conta a matéria de facto apresentada na 

Queixa, sobre o relato de episódios onde a sua entrada no Estádio da Luz tenha, 



 

11 

 

de facto, sido impedida, e de que modo. Tendo respondido que tal nunca 

aconteceu. Na verdade, considerando que João Gabriel havia comunicado ao 

Correio da Manhã a interdição de acesso que impedia sobre António Pereira, o 

jornal optou por deslocar ao estádio da Luz outros colaboradores, nunca se tendo 

verificado uma situação em que António Pereira se tenha deslocado àquele 

recinto, no exercício da sua actividade profissional, e a entrada lhe tenha sido 

vedada. 

7. David Barata, também jornalista do Correio da Manhã, foi a segunda 

testemunha ouvida pela ERC.  

8. O jornalista refere, ao contrário do que resultava da factualidade descrita na 

Queixa, que o Correio da Manhã recebeu um convite para estar presente na 

conferência de imprensa para a apresentação do jogador Ramires do 

Nascimento. Contudo, quando David Barata se deslocou ao lugar onde se 

realizaria o evento, o assessor de imprensa do Benfica, Ricardo Maia, informou-

o de que não poderia assistir à conferência. 

9. No caso das conferências de imprensa organizadas, respectivamente, para a 

apresentação dos jogadores Weldon e Keirisson, a testemunha David Barata 

confirmou que se deslocou ao estádio da Luz para efectuar a sua cobertura 

jornalística. Porém, para estes eventos o Correio da Manhã não recebeu qualquer 

convite, tendo tomado conhecimento da sua realização através do sítio 

electrónico do Sport de Lisboa e Benfica. Relata a testemunha que Ricardo Maia 

lhe pediu que saísse da sala onde se iria realizar a conferência de imprensa, uma 

vez que a sua presença não estava autorizada. 

10. As testemunhas nomeadas pelo Benfica foram notificadas para comparecerem 

nas instalações da ERC no dia 24 de Setembro de 2009. Todavia, devido aos 

seus compromissos profissionais, foi necessário reagendar nova data, vindo a 

sua audição a realizar-se no dia 6 de Outubro de 2009. 

11. Na referida data, compareceram nesta Entidade as três testemunhas nomeadas 

pelo Sport de Lisboa e Benfica, Futebol SAD, a saber: João Gabriel, Director 

de comunicação, Ricardo Maia, assessor de imprensa, e Paulo Gonçalves, 

assessor de administração da Sport de Lisboa e Benfica, Futebol SAD. 



 

12 

 

12. João Gabriel, a primeira das testemunhas ouvidas, que exerce o cargo de 

Director de comunicação do Benfica, confirmou os factos constantes da Queixa 

apresentada pela TVI, referindo que este operador de televisão vinha a produzir 

informação pouco rigorosa e pouco isenta. 

13. Contudo, o Director de comunicação do Benfica é peremptório em afirmar que 

o direito à informação por parte à TVI foi sempre assegurado, quer através do 

sítio electrónico do Benfica, quer por intermédio da Benfica TV, fazendo notar 

que a TVI usou imagens deste serviço de programas sem, para o efeito, 

efectuar qualquer pedido de autorização. 

14. Segundo a testemunha, nos eventos identificados nas Queixas não foi permitida 

à TVI a recolha de imagens, uma vez que a Benfica SAD não a considera um 

meio de comunicação social idóneo. 

15. No entendimento do Benfica, os eventos nos quais a TVI foi impedida de 

entrar não eram de interesse público. João Gabriel afirma que, por exemplo, 

aquando da conferência de imprensa organizada no Centro de Estágio do 

Benfica, para informar a imprensa sobre a existência de um alegado caso de 

“Gripe A” verificado em um atleta do clube, a TVI, por se considerar que se 

tratava de uma notícia de interesse público, foi convidada a estar presente no 

estádio. 

16. A testemunha afirma que os eventos em causa, cujo impedimento de acesso 

originou as Queixas da TVI, não estavam abertos ao público, nem se tratavam 

de eventos de interesse público.  

17. Reafirma que esses eventos não se encontravam abertos à generalidade da 

comunicação social, apenas tendo participado os órgãos de comunicação social 

que, para o efeito, foram convidados. 

18. Nos jogos de apresentação da equipa e no jogo referente à “Eusébio CUP” a 

equipa de reportagem da TVI foi autorizada a entrar no estádio da Luz. 

19. Com respeito aos factos alegados pela Presselivre, João Gabriel escusa-se a 

comentar os factos ocorridos na 26º jornada, jogo Benfica/Marítimo, invocando 

que o direito de queixa já havia cessado por efeitos de caducidade. 



 

13 

 

20. Em particular no que respeita ao jornalista António Pereira, a testemunha 

afirma que este assina notícias falsas e prejudiciais ao bom-nome do Benfica, 

na sua generalidade, recorrendo a alegadas fontes não identificadas.  

21. Algumas das notícias alegadamente falsas que foram publicadas a respeito do 

Benfica levaram, inclusive, à intervenção da CMVM, tendo esta entidade, no 

âmbito das suas competências, desenvolvido esforços para apurar a veracidade 

dos factos. 

22. João Gabriel declarou ainda que foi por iniciativa do Correio da Manhã que 

António Pereira não voltou a entrar no estádio. 

23. Ricardo Maia, segunda testemunha ouvida, reportou verdadeiros todos os 

factos referidos por João Gabriel no seu depoimento, acrescentando, a 

propósito do caso ocorrido com o jornalista António Pereira, que este último 

tem por hábito escrever sobre eventos que não presenciou, assinando notícias 

falsas sem identificação das alegadas fontes. 

24. Paulo Gonçalves, terceira testemunha indicada pelo Benfica, não se pronunciou 

sobre a factualidade descrita, não tendo o advogado do Benfica, também 

presente na diligência, considerado necessário que lhe fosse colocada qualquer 

questão. 

 

IV. Normas Aplicáveis 

 

Para além dos dispositivos estruturantes fixados no n.º 1 do artigo 37.º e alínea b) do n.º 

2 do artigo 38.º da Constituição da República Portuguesa, as normas aplicáveis ao caso 

vertente são as previstas nos n.º s 1, 2 e 4 do artigo 9.º, n.º s 1 e 2 do artigo 10.º e n.º 1 

do artigo 19.º do Estatuto do Jornalista, em conjugação com o disposto nas alíneas a) e 

d) do artigo 8.º e alínea c) do n.º 3 do artigo 24.º dos Estatutos da ERC. 

 

V. Análise e Fundamentação 

 

1. O direito de acesso dos jornalistas e o seu exercício encontram-se 

salvaguardados nos n.º s 1 e 2 do artigo 9.º e n.º s 1 e 2 do artigo 10.º do Estatuto do 



 

14 

 

Jornalista, disposições que emanam do n.º 1 do artigo 37.º e alínea b) do n.º 2 do artigo 

38.º da Constituição da República Portuguesa, tendo o seu enquadramento no conjunto 

dos direitos, liberdades e garantias consagrados nesse texto fundamental. 

2. A ERC encontra-se vinculada ao dever de decisão previsto no artigo 58º dos 

seus Estatutos e é competente para apreciar a matéria objecto da queixa, nos termos do 

disposto nas alíneas a) e d) do artigo 8º e alínea c) do nº 3 do artigo 24º do mesmo 

normativo. 

3. Todas as queixas, com excepção da apresentada pela Presslivre, foram, 

inicialmente, apenas dirigidas contra o Sport e Lisboa e Benfica, agremiação desportiva 

de utilidade pública. Uma vez notificada, para efeitos de contraditório, veio esta 

entidade alegar a sua ilegitimidade, afirmando “ser estranha aos acontecimentos”. 

Considerando que as Queixas, num segundo momento, foram também dirigidas contra a 

Sport de Lisboa e Benfica, Futebol SAD, foi esta notificada para deduzir oposição, 

tendo-o feito no dia 21 de Agosto. Da leitura deste documento resulta inequivocamente 

que a Sport de Lisboa e Benfica, Futebol SAD assume a responsabilidade pela 

organização dos eventos nos quais, alegadamente, ocorreu uma restrição ao direito de 

acesso dos jornalistas. 

4. Assim, na parte respeitante ao Sport de Lisboa e Benfica, agremiação desportiva 

de utilidade pública (o clube), deve a queixa ser arquivada, apurando-se no presente 

processo a eventual violação de direitos dos jornalistas com respeito à actuação da Sport 

de Lisboa e Benfica, Futebol, SAD. 

5. Note-se, no entanto, que a ERC deve privilegiar, do ponto de vista da regulação, 

as condutas dos agentes desportivos, em si mesmas, independentemente da pessoa 

jurídica a que elas sejam, no plano dos princípios, imputáveis. Isto é, o Conselho 

Regulador não pode deixar de sublinhar que considera irrelevante o argumento que visa 

esvaziar a responsabilidade por comportamentos restritivos do direito à informação, em 

nome de uma distinção meramente formal das pessoas jurídicas a que eles são 

imputáveis. 

6. Resulta da factualidade enunciada no capítulo anterior que, com elevado grau de 

certeza, diversos jornalistas pertencentes aos órgãos de comunicação social Correio da 

Manhã, TVI e Maisfutebol viram-se impedidos de assistir e acompanhar conferências de 



 

15 

 

imprensa, realizadas no estádio da Luz, destinadas à apresentação de jogadores de 

futebol e/ou treinos ocorridos no Centro de Estágio do Seixal.  

7. Na esteira do entendimento defendido pela Denunciada (segundo a qual, 

conforme se verá infra, assistiria legitimidade, ao abrigo do direito de propriedade, para 

determinar regras de acesso nas suas instalações), esta comunicou aos jornalistas dos 

órgãos de comunicação social em causa que não seria permitida a cobertura dos eventos 

enunciados na Queixa, por discordâncias com o tratamento jornalístico que os 

respectivos media, têm vindo a dar ao Benfica. Em face das indicações transmitidas, os 

profissionais impedidos de aceder aos eventos retiraram-se voluntariamente, embora 

com protesto expresso, mas sem que tenha havido recurso a formas de coacção. 

8. Para tutela dos seus direitos, e por considerarem que os mesmos foram violados, 

os visados resolveram apresentar queixa junto desta Entidade. Saliente-se que, de 

acordo com a alínea b) do n.º 1 do artigo 14.º do Estatuto do Jornalista, impõe-se a estes 

profissionais o dever de “repudiar a censura ou outras formas ilegítimas de limitação 

da liberdade de expressão e do direito de informar, bem como divulgar as condutas 

atentatórias do exercício destes direitos”. 

9. Este dever, que surge na sequência do que dispõe o próprio Código 

Deontológico dos Jornalistas, constitui instrumento de defesa contra quem, de algum 

modo, limitou o exercício daqueles direitos. Também o Sindicato dos Jornalistas 

considerou relevante apresentar uma participação à ERC. Conforme referido na 

Deliberação n.º 2/DJ/2009, de 3 de Junho de 2009, “o dever de divulgação, também ele 

subordinado a exigências ético-legais de rigor e isenção, tem um alcance que não se 

confina à esfera profissional dos jornalistas e assume verdadeiro interesse público, por 

força dos valores constitucionais em causa, cuja prevalência é essencial numa 

sociedade que se pretende livre.” 

10. Em primeiro lugar, atendendo à factualidade descrita e à matéria constante da 

defesa apresentada, cumpre referir que assiste razão à Benfica SAD quando invoca a 

caducidade do direito de queixa com respeito à alegada violação do direito de acesso 

dos jornalistas do Correio da Manhã ao jogo Benfica-Marítimo da 26ª Jornada, ocorrido 

a 26 de Abril de 2009. Também com respeito aos factos verificados aquando da 

apresentação do treinador Jorge Jesus impõe-se a mesma conclusão. Com efeito, dispõe 



 

16 

 

o artigo 55º dos Estatutos da ERC, aprovados pela Lei n.º 53/2005 de 8 de Novembro, 

que: «[q]ualquer interessado pode apresentar queixa relativa a comportamento 

susceptível de configurar violação de direitos, liberdades e garantias ou de quaisquer 

normas legais ou regulamentares aplicáveis às actividades de comunicação social 

desde que o faça no prazo máximo de 30 dias a contar do conhecimento dos factos e 

desde que tal conhecimento não ocorra passados mais de 120 dias da ocorrência da 

alegada violação». Tendo em conta os dados constantes da participação efectuada, 

decorreram já mais de 30 dias sobre o conhecimento dos factos, pelo que a possibilidade 

de apresentação de Queixa estava já precludida.  

11. Contudo, e embora a ERC, de acordo com os seus Estatutos, não se deva 

pronunciar sobre factos relativamente aos quais direito de queixa já caducou, o seu 

conhecimento não pode deixar de relevar no sentido de os eventos subsequentes não 

serem tidos como ocorrências isoladas, mas sim como parte de um padrão, sublinhando-

se a existência de conflito entre a Benfica SAD e, no caso, um dos Queixosos - a 

Presselivre, detentora do jornal “Correio da Manhã”. 

12. Excluídos os eventos em que o direito de queixa perante a ERC havia já 

caducado, cumpre analisar a matéria de facto sobre a qual se há-de decidir. Em suma: 

interdição da entrada no estádio da Luz do jornalista António Pereira; denegação de 

acesso aos órgãos de comunicação social Correio da Manhã e TVI na conferência de 

imprensa para apresentação do jogador Ramires do Nascimento; denegação de acesso 

da TVI na conferência de imprensa para apresentação do jogador Weldon; denegação de 

acesso da TVI e dos jornalistas do Maisfutebol na conferência de imprensa para 

apresentação do jogador Keirissom; denegação de acesso da TVI, por duas vezes, no 

Centro de Estágio do Seixal e denegação de acesso da TVI à conferência de 

apresentação da “Eusébio CUP”, decorrida numa unidade hoteleira de Lisboa. 

13. A factualidade descrita no ponto II com respeito a cada um dos eventos 

identificados não foi contraditada pela Benfica SAD, baseando-se a defesa desta na 

legalidade da sua actuação. Todavia, existe uma excepção que deve ser desde já notada: 

o Benfica afirmou, através das testemunhas apresentadas, que o jornalista António 

Pereira estava impedido de entrar no estádio da Luz por iniciativa do próprio Correio da 

Manhã. Estas declarações contradizem a matéria constante da queixa apresentada pela 



 

17 

 

Presselivre, segundo a qual o jornalista já se havia, de facto, deslocado ao Estádio da 

Luz e no local a sua entrada fora impedida. 

14. É certo que António Pereira foi uma das testemunhas indicadas pela Presselivre 

e, quando ouvido, declarou que nunca foi impedido, no local, de entrar naquele recinto 

desportivo. 

15. Porém, o que se infere, em bom rigor, dos factos trazidos ao processo é que não 

chegou a materializar-se o anunciado impedimento de acesso do jornalista António 

Pereira ao Estádio da Luz, dada a decisão do Director do Correio da Manhã de enviar ao 

local, a partir dessa notificação, outros jornalistas. 

16. Com respeito às restantes ocorrências, verifica-se que todas apresentam, na sua 

essência, características similares. Os eventos em causa foram convocados pela Benfica 

SAD, têm por objecto a divulgação de aspectos relativos à vida do clube que são do 

interesse da generalidade dos adeptos, sendo que, em alguns casos, reportam-se mesmo 

a aspectos que podem ser considerados incluídos no padrão médio de cultura desportiva 

(como é o caso da identidade dos jogadores que integram a equipa de futebol de um dos 

principais clubes do país). 

17. Nenhuma das Queixas apresentadas se reporta ao impedimento de acesso de 

jornalistas à cobertura dos jogos de futebol oficiais da equipa. Em todos os casos em 

que os jornalistas sentiram o seu direito de acesso negado estiveram sempre em causa 

conferências de imprensa ou treinos da equipa. Assim sendo, não se abordará na 

presente deliberação o conflito existente entre direito ao espectáculo (definível como o 

direito dos clubes desportivos ao espectáculo que organizam) e direito à informação. 

18. De outro modo, tendo também presente a defesa apresentada pela Benfica SAD, 

está em causa o confronto existente entre o direito de exclusão, enquanto vertente 

negativa do direito de propriedade, e o direito à informação, bem como, a título 

instrumental, o direito de acesso dos jornalistas a locais que, embora não abertos ao 

público, estiveram efectivamente abertos à generalidade da comunicação social. 

19. A liberdade de informação é concebida como a liberdade de procurar, difundir e 

receber livremente informações e opiniões (artigo 37º, nº 1 CRP). 

20. A Declaração Universal dos Direitos do Homem refere, no artigo 19º, que “todo 

o indivíduo tem direito à liberdade de opinião e de expressão, o que implica o direito de 



 

18 

 

não ser inquietado pelas suas opiniões e o de procurar, receber e difundir, sem 

considerações de fronteiras, informações e ideias por qualquer meio de expressão.” Na 

verdade, todos os textos internacionais em matéria de direitos fundamentais referem e 

tutelam o exercício da liberdade de informação. 

21. No ordenamento interno o direito à informação recebe tutela constitucional, com 

densificação infra-constitucional. A liberdade de imprensa tende a configurar-se como 

uma forma do direito de informar. Ora a comunicação social tem uma forma e um 

contexto precisos, a informação quer-se rica, rigorosa e verdadeira. Os órgãos de 

comunicação social, enquanto veículos de informação, estão ao serviço do público e 

satisfazem um interesse público. Isto gera um correlativo direito de acesso às fontes 

enquanto condição de uma informação objectiva, verdadeira e tão apurada quanto 

possível. 

22. Importa, no entanto, compatibilizar o direito à informação, cuja dignidade é 

reconhecida no texto constitucional e em instrumentos internacionais, com o exercício 

do direito de propriedade. 

23. O direito de propriedade é, também ele, provido de dignidade constitucional, 

conforme o disposto no artigo 62º da CRP. Compreende uma vertente positiva, 

identificável como o direito de usar e fruir, e uma vertente negativa, coincidente com o 

direito de excluir outrem do acesso ao bem objecto do seu direito. O proprietário dispõe 

do poder de determinar as condições de acesso aos seus bens, o como, quando e de que 

modo terceiros podem aceder ao bem reservado, protegido pelo direito de propriedade.  

24. Assim, no caso, a Benfica SAD, enquanto proprietária das instalações onde 

decorreram os eventos (o Estádio da Luz e o Centro de Estágio do Seixal), tem, como 

qualquer proprietário em relação aos bens inscritos na sua esfera patrimonial, o direito 

não só de utilizar e fruir as suas instalações, mas também (enquanto vertente negativa 

do direito de propriedade) de excluir outros do acesso a esses locais. Assiste-lhe ainda o 

direito de regular as utilizações da sua propriedade que entenda permitir. 

25. Contudo, sublinhe-se, o direito de propriedade, como qualquer outro direito 

subjectivo, é passível de limitações. O ordenamento jurídico não admite exercícios 

ilimitados ou disfuncionais de direitos subjectivos. Para o que aqui interessa, o exercício 



 

19 

 

de um direito subjectivo pode ser limitado por colisão com outro direito de igual valor 

ou por imposição de princípios constitucionais, como o princípio da não discriminação. 

26. Na verdade, o direito de propriedade, na sua vertente negativa ou no campo das 

permissões de utilização, é frequentemente limitado pelo princípio da não 

discriminação. Não pode, por exemplo, o proprietário de um estabelecimento comercial 

proibir a entrada de determinados clientes com base no sexo, raça, ou convicção 

religiosa. O artigo 13º da CRP a isso obsta. 

27. Em rigor, ainda antes de se observar o confronto entre o exercício do direito de 

propriedade por parte da Benfica SAD e o direito à informação/ direito de acesso dos 

jornalistas, já é verificável que a conduta da Benfica SAD corresponde a um exercício 

ilegítimo do direito de propriedade, uma vez que exclui do direito de acesso às suas 

instalações determinados órgãos de comunicação social com base em ratio 

discriminatória.  

28. A selecção dos órgãos de comunicação social que não têm assento nos eventos 

organizados pela Benfica SAD baseou-se na discordância com a linha editorial seguida 

pelos visados. A discriminação é censurável uma vez que não encontra um fundamento 

reconhecido como válido pela ordem jurídica. A Benfica SAD trata sujeitos idênticos 

(órgãos de comunicação social, cujos jornalistas tentam entrar nas instalações do 

Benfica para efeitos de realização da sua actividade profissional) de forma diferenciada, 

seguindo um critério que ofende valores tutelados constitucionalmente – relembre-se 

que a liberdade editorial é, em si, uma decorrência da liberdade de expressão.  

29. Não fosse já de si problemática a adopção de uma atitude discriminatória, não 

deve olvidar-se que o direito de acesso dos jornalistas é garantido por uma protecção 

específica. Nos termos do artigo 9º, n.º 1, do Estatuto do Jornalistas, “os jornalistas têm 

o direito de acesso a locais abertos ao público desde que para fins de cobertura 

informativa”. O número seguinte prevê uma extensão deste regime aos “locais que, 

embora não acessíveis ao público, sejam abertos à generalidade da comunicação 

social”. 

30. No caso, os eventos nos quais os jornalistas, pertencentes aos órgãos de 

comunicação social queixosos, foram impedidos de entrar, embora não acessíveis ao 

público, estavam abertos à generalidade dos media. De facto, muitos foram os órgãos de 



 

20 

 

comunicação social que estiveram presentes nos referidos eventos, tendo mesmo alguns 

deles noticiado o impedimento de acesso de que alguns colegas foram vítimas. 

31. Note-se que alguns dos eventos em causa, como a apresentação dos jogadores 

Ramires ou Weldon, foram qualificados como conferências de imprensa. O recurso à 

emissão de convites por parte da Benfica SAD não importa para a qualificação da 

natureza do evento. Verificada a presença da generalidade da comunicação social, não 

poderia a Benfica SAD, como fez, deixar de fora, por omissão de convite, determinados 

órgãos de comunicação social em especial. 

32. Os “convites” emitidos pela Benfica SAD não podem, sob pena de violação da 

lei, ser entendidos de outra forma que não como anúncios referentes à organização de 

eventos abertos à generalidade da comunicação social.  

33. A Benfica SAD poderia convidar órgãos de comunicação social individualizados 

a entrar nas suas instalações com fins de cobertura jornalística. Todavia, a legalidade 

desta actuação assenta no carácter restrito, privado, da ocorrência. Sempre que é 

convidada a generalidade da comunicação social, o evento assume uma natureza muito 

específica: trata-se de um evento aberto à generalidade da comunicação social. Não se 

contém já dentro da esfera de domínio da Benfica SAD, para efeitos de decidir quais os 

órgãos de comunicação social que podem estar presentes. O poder de emitir permissões 

sobre a entrada nas suas instalações, enquanto decorrência do direito de propriedade, 

cede perante o direito de acesso dos jornalistas aos locais abertos à generalidade dos 

media. 

34. Uma última nota quanto à disponibilização de informação através do sítio 

electrónico da Benfica SAD ou com recurso a imagens da Benfica TV. Com efeito, 

alegou a Benfica SAD que o direito à informação do público não foi lesado, uma vez 

que a informação foi divulgada no site oficial do Benfica e, no caso da TVI, esta 

recorreu a imagens da Benfica TV para noticiar alguns dos eventos. Não obstante, tal 

construção é criticável não só porque é inadmissível, à luz da lei, a restrição imposta à 

TVI de captar imagens próprias, diminuindo-se por esta via a sua liberdade editorial, 

mas, sobretudo, porque o direito do público à informação é lesado cada vez que as 

fontes informativas criam condicionalismos artificiais à recolha de informação, ditando 

a sua homogeneização. Tal como sucede quando a matéria noticiada é editada apenas 



 

21 

 

por alguns órgãos de comunicação social, em prejuízo da riqueza e pluralismo 

naturalmente decorrentes da cobertura do mesmo evento por diferentes suportes 

mediáticos. 

35. Tudo visto, não pode a análise concluir-se sem referir, ainda que sem 

aprofundamento da matéria, que a exclusão de um operador de televisão - impedindo-

lhe a cobertura de eventos onde estão presentes os demais - pode, quando reiterada, 

surtir efeitos perniciosos no livre equilíbrio concorrencial entre os diversos agentes do 

mercado televisivo. 

36. A dignidade conferida ao direito de acesso dos jornalistas está ainda presente no 

artigo 10º, n.º 1 do Estatuto do Jornalista, onde se refere que “os jornalistas não podem 

ser impedidos de entrar ou permanecer nos locais referidos no artigo anterior [locais 

abertos ao público ou que, não o sendo, sejam abertos à generalidade da comunicação 

social] quando a sua presença for exigida pelo exercício da respectiva actividade 

profissional, sem outras limitações além das decorrentes da lei.” A relevância do 

direito de acesso dos jornalistas, enquanto manifestação do direito a informação, é tal 

que o ordenamento jurídico o compreende com um bem digno de tutela penal, 

constando do artigo 19º do Estatuto do Jornalista a cominação da violação do disposto 

no artigo 9º, n,ºs. 1 e 2, com responsabilidade criminal. Assim, lê-se neste normativo 

que “[q]uem, com o intuito de atentar contra a liberdade de informação, apreender ou 

danificar quaisquer materiais necessários ao exercício da actividade jornalística pelos 

possuidores dos títulos previstos no presente diploma ou impedir a entrada ou 

permanência em locais públicos para fins de cobertura informativa nos termos do 

artigo 9º e dos n.ºs. 1,2 e 3 do artigo 10º, é punido com pena de prisão até um ano ou 

com multa até 120 dias.”. 

37. Tendo em conta a parte final do artigo 19º do Estatuto do Jornalista, e atendendo 

ao facto de a ERC se encontrar, por força do artigo 67º, n.º 3, dos seus Estatutos, 

obrigada a reportar às autoridades competentes potenciais ilícitos criminais de que tome 

notícia, deve ser dado conhecimento das matérias em causa ao Ministério Público, 

competindo a esta Entidade, e não à ERC, pronunciar-se sobre a eventual prática de 

algum crime. Em acréscimo, refira-se que o Sindicato dos Jornalistas indicou ter já 

apresentado queixa-crime com base nos factos aqui em apreço. 



 

22 

 

VI. Deliberação 

 

Tendo apreciado Queixas interpostas pela TVI, Presselivre- Imprensa livre S.A., 

e por jornalistas do site Mais Futebol contra o Sport Lisboa e Benfica, agremiação 

desportiva de utilidade pública (“Benfica Clube”), e Sport Lisboa e Benfica, Futebol, 

SAD, (Benfica, SAD) por alegada restrição do direito de acesso dos jornalistas, o 

Conselho Regulador da ERC delibera, ao abrigo do disposto nas alíneas a) e d) do artigo 

8º, alínea c) do nº 3 do artigo 24º e artigo 58º dos Estatutos anexos à Lei n.º 53/2005, de 

8 de Novembro: 

 

1. Considerar procedente a queixa que lhe foi submetida relativamente à Sport 

Lisboa e Benfica, Futebol, SAD, por violação do disposto nos nºs 1 e 2 do 

artigo 9º e nºs 1 e 2 do artigo 10º do Estatuto do Jornalista; 

2. Participar os factos ao Ministério Público para efeitos do apuramento da 

eventual responsabilidade penal dos agentes envolvidos, ao abrigo do 

disposto nas alíneas a) e d) do artigo 8º, e nº 3 do artigo 67º dos seus 

Estatutos, que impõem à ERC o dever de assegurar o livre exercício do 

direito à informação e à liberdade de imprensa e de garantir o respeito pelos 

direitos, liberdades e garantias. 

 

Lisboa, 17 de Março de 2010 

 

O Conselho Regulador 
 

José Alberto de Azeredo Lopes 
Elísio Cabral de Oliveira 
Luís Gonçalves da Silva 

Maria Estrela Serrano 


