
 

 
 

 

 

Deliberação  

ERC/2024/8 (CONTJOR-I)  

 

 

Queixa apresentada por Diana Pereira contra o jornal Expresso, 
relativa à peça “Médica que acusou cirurgiões envolvida em 

morte”, publicada a 14 de julho de 2023 
 
 
 
 
 
 
 

Lisboa 
4 de janeiro de 2024



   

1 

 

500.10.01/2023/260 
EDOC/2023/5878 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação ERC/2024/8 (CONTJOR-I) 

 

Assunto: Queixa apresentada por Diana Pereira contra o jornal Expresso, relativa à peça 

“Médica que acusou cirurgiões envolvida em morte”, publicada a 14 de julho de 2023 

 

I. Queixa 

 

1. Deu entrada na Entidade Reguladora para a Comunicação Social (doravante, ERC), no dia 

27 de julho de 2023, uma queixa apresentada por Diana Pereira contra o jornal Expresso, 

relativa à peça “Médica que acusou cirurgiões envolvida em morte”, publicada no dia 14 de 

julho de 2023. 

 

2. A Queixosa considera que a peça publicada pelo Expresso viola os deveres de exigência e 

rigor da atividade jornalística, bem como os seus direitos, liberdades e garantias pessoais, 

nomeadamente o seu direito ao bom nome. 

 

3. A Queixosa começa por questionar o título da notícia, considerando que «a inclusão da 

expressão “envolvida” configura uma evidente, intencional e grave falta de rigor informativo 

já que sugere uma qualquer responsabilidade numa morte que não existiu, como a jornalista 

não podia deixar de saber face ao documento em que se baseou e que foi enviado a outros 

órgãos de comunicação social.»  

 

4. A Queixosa alega ainda que a «notícia começa com uma grave acusação, 

absolutamente falsa, para a qual o jornal não tinha qualquer base factual», uma vez que não 

é verdade que tenha dado alta à doente mencionada. 

 



   

2 

 

500.10.01/2023/260 
EDOC/2023/5878 

5. Considera também que a descrição do episódio hospitalar feita na notícia sugere que a 

Queixosa foi a única a observar «a doente, o que volta a ser falso, porque apesar de ser esse 

o único nome que aparece no registo clínico, a [Queixosa] observou a doente em conjunto 

com outra interna e uma especialista em Cirurgia Geral responsável, factualidade que o 

EXPRESSO omitiu, ou intencionalmente ou porque não cumpriu minimamente os seus 

deveres de diligência informativa.»  

 

6. Esclarece que, enquanto interna de primeiro ano, «nunca orientou, fez prescrições, 

orientou sozinha ou deu alta a doentes na urgência do Hospital de Portimão. Fazia apenas o 

exame físico e a colheita da história com o devido registo clínico sempre acompanhada de 

internos mais experientes e especialistas que assumiam a orientação dos doentes. Tudo isto 

era facilmente de conhecimento da jornalista e do EXPRESSO, caso tivessem tido um mínimo 

de diligência (…)». 

 

7. Alega que a notícia «só pode ser entendida como uma vingança dos cirurgiões que, como 

é do conhecimento público, foram denunciados pela participante por atos de negligência 

médica.» 

 

8.  A Queixosa critica ainda a apresentação na notícia de um suposto nexo de causalidade 

entre a sua demissão e a situação noticiada. Esclarece que a afirmação «Médica demitiu-se 

por instabilidade “mental” quando a jovem voltou à urgência» é absolutamente falsa, como a 

jornalista e o jornal não podiam deixar de saber, uma vez que se demitiu dois dias antes da 

jovem voltar à urgência. Considera «absolutamente abusivo que o jornal a partir do facto de 

(…) ter expressado publicamente que se demitiu para se resguardar e priorizar a sua saúde 

mental, tenha concluído que foi por “instabilidade mental”.» 

 

9. Coloca ainda em causa a forma como o jornal tentou obter o seu contraditório, uma vez 

que, apesar de a notícia referir que não respondeu aos jornalistas do Expresso, a verdade é 

que «apenas ligaram no dia anterior à notícia sair (13/07) ao final da tarde, sendo que (…) não 



   

3 

 

500.10.01/2023/260 
EDOC/2023/5878 

estava disponível, não lhe foi dado sequer tempo de retornar as chamadas no dia seguinte, 

uma vez que a notícia saiu na edição desse dia.» 

 

10. Quanto ao facto de a notícia referir «a opinião de “cirurgiões, que pediram anonimato” 

que acusam a atuação da participante como de “total incapacidade”», a Queixosa defende 

que «é absolutamente inaceitável, em termos de rigor (para não falar de ética) jornalístico que 

tão grave acusação conste de citações atribuídas a cirurgiões não identificados.» 

 

11. A Queixosa critica também o destaque dado pelo Expresso à notícia nas redes sociais, em 

que «lançou imagens com o destaque “Em abril, uma médica denunciou cirurgiões por má 

prática. Dois meses depois, deu alta a uma jovem esfaqueada que acabaria por morrer”, com 

o link para a notícia online.» 

 

12. Conclui a Queixosa que o Expresso «aceitou ser instrumentalizado por razões pessoais 

não verbalizadas de quem fez as denúncias “anónimas”. Tratou-se, em suma, de uma 

tentativa, em parte conseguida, de descredibilizar e difamar publicamente a participante. 

Salienta-se (e lamenta-se), por fim, que o Expresso, sem consentimento para tal, tenha 

divulgado dados de saúde de uma jovem que faleceu. A notícia em causa é, assim, um 

verdadeiro manual do mau jornalismo e da falta de ética e rigor dos jornalistas e do EXPRESSO 

(…)». 

 

13. No dia 16 de julho de 2023, já tinha dado entrada na ERC uma participação de uma cidadã 

não visada na notícia, contestando o conteúdo da peça aqui em análise. 

 
II. Peça jornalística  

 

14. A 14 de julho de 2023, o Expresso publicou a peça: “Médica que acusou cirurgiões 

envolvida em morte”. É editada sob a epígrafe “Em destaque”, na página 4 do “Primeiro 

Caderno”. 



   

4 

 

500.10.01/2023/260 
EDOC/2023/5878 

15. No lead, o jornal escreve: «Diana Pereira, interna em Portimão, deu alta a jovem 

esfaqueada no pescoço. Morreu dias depois com septicemia». 

 

16. A peça contextualiza que a «médica interna de cirurgia, que em abril acusou de má prática 

médica o orientador e o diretor de cirurgia geral do Hospital de Faro, está envolvida na morte 

de uma jovem de 26 anos», remetendo o dia 15 de junho, «quando a vítima de 

esfaqueamento deu entrada nas urgências do Hospital de Portimão». 

 

17. Segundo a descrição dos acontecimentos, o clínico geral que atendeu a jovem nas 

urgências solicitou o apoio da equipa de cirurgia e «Diana Pereira estava de serviço e acudiu». 

Acrescenta-se que «descreveu o episódio como ligeiro» no registo clínico, que serviu de fonte: 

«Visualização de duas feridas [...] sem necessidade de sutura [...] É feita limpeza e desinfeção 

da área e penso simples. Sem necessidade de cuidados adicionais por parte da cirurgia geral.» 

No seguimento reporta: «E deu alta à jovem.»  

 

18. Seguindo a fita do tempo, o jornal descreve que passados uns dias a mulher teve de 

recorrer a um hospital privado e que uma TAC revelou um abcesso que poderia resultar de 

um hematoma ou uma perfuração da faringe ou esófago infetados (informação dada entre 

aspas, supondo-se que citada do relatório médico correspondente). 

 

19. Continua relatando que o agravamento da situação obrigou a mulher a uma nova ida às 

urgências de Portimão, uma semana depois do primeiro evento. Devido a complicações teve 

de ser transferida para Lisboa, onde veio a morrer. 

 

20. Logo a seguir o jornal escreve que «Diana Pereira apresentou a demissão e a renúncia ao 

regime de internato com a justificação “mental”, como a própria revelou nas redes sociais.» 

 
 



   

5 

 

500.10.01/2023/260 
EDOC/2023/5878 

21. O Expresso encontra na administração do hospital uma outra fonte de informação. É o 

vogal Paulo Neves que confirma o sucedido. Lamenta e reconhece como preocupante o 

estado de saúde inicial da vítima e o desfecho do caso, refere que o hospital não tem 

conhecimento de nenhuma queixa e que, sendo necessário, a instituição colaborará com as 

autoridades. Afiança ainda que não sabiam do envolvimento daquela interna. 

 

22. É neste ponto que se referem as tentativas de contacto com Diana Pereira, que não 

surtiram efeito. 

 

23. A peça prossegue dando conta da posição de cirurgiões sobre a situação. Fala-se no 

plural, sem especificar quem ou quantos. Ao abrigo do anonimato, os tais cirurgiões defendem 

que a atuação da interna é reveladora de «total incapacidade» e que «é grave e leviana a 

ligeireza, negligência e erro com que a situação foi avaliada. Feridas por arma branca, 

particularmente no pescoço, obrigam a um cuidado e a uma atenção ainda maiores.»  

 

24. Argumentam que o desfecho podia ter sido outro se a vítima tivesse sido devidamente 

tratada, explicando os procedimentos que deviam ter sido implementados na primeira ida às 

urgências. 

 

25. Os dois parágrafos finais do texto remetem para a situação dos «cirurgiões impedidos de 

operar» (destaque dessa parte final) por causa das acusações da médica interna. 

 

26. O jornal começa por referir que «as suspeitas de negligência pela interna ainda não foram 

remetidas às instâncias disciplinares da Ordem dos Médicos», sendo que este organismo 

optou pela suspensão preventiva dos dois cirurgiões de Faro acusados por Diana Pereira de 

violação da leges artis em 10 cirurgias. A suspensão, diz-se, vigorará até dezembro, «mesmo 

sem peritagem ou procedimento disciplinar incriminatório.»  

27. O Expresso ausculta um desses cirurgiões, que se mantêm sem operar e sem vencimento, 

e que têm tentado suspender o afastamento preventivo com recurso junto do Conselho 



   

6 

 

500.10.01/2023/260 
EDOC/2023/5878 

Superior e através de uma providência cautelar. O cirurgião em causa (não identificado) diz-

se inocente e acusa a interna de vingança.  

 

28. Em destaque de texto, o Expresso realça: «Médica demitiu-se por instabilidade “mental” 

quando a jovem voltou à urgência. Tinha abcesso de 18 cm na garganta». 

 
III. Oposição 

 

29. Ao abrigo do disposto nos artigos 55.º e seguintes dos Estatutos da ERC1, procedeu-se à 

notificação do diretor do jornal Expresso, para pronúncia sobre a queixa apresentada por 

Diana Pereira. 

 

30. O diretor do jornal Expresso, representado por advogada, defende que a queixa é 

manifestamente infundada, não havendo violação do dever de rigor informativo, nem do 

direito ao bom nome e reputação da Queixosa.  

 

31. Rejeita a acusação da falsidade do título, relembrando que «os títulos têm uma função 

de destaque preliminar, imediato e impressivo». Defende que, «com vista a intensificar a força 

das impressões, os títulos exorbitam, por vezes, os elementos de facto noticiados, com maior 

ou menor deformação ou desvio dos textos a que se referem e que se pretende ver 

apresentado de forma sintética.» 

 

32. Defende que «o título não contém qualquer acusação ou insulto que ponha em causa a 

pessoas da Queixosa, nem tampouco contém erros factuais. Muito pelo contrário, trata-se de 

título factual, porquanto a Queixosa esteve objetivamente envolvida na morte de uma 

paciente, o que resulta de toda a documentação consultada pelo Expresso, nomeadamente 

dos registos clínicos, e que, aliás, não é contestado pela própria Queixosa (…).» O jornal 

                                                      
1 Aprovados pela Lei n.º 53/2005, de 8 de novembro. 



   

7 

 

500.10.01/2023/260 
EDOC/2023/5878 

destaca que, tal como confirmado pela própria Queixosa, «o seu nome era o único que 

constava do respetivo registo clínico em relação àquela especialidade.» 

 

33. O jornal defende, assim, que «as fontes consultadas e utilizadas na elaboração da peça 

jornalística eram credíveis e que a informação era verdadeira», esclarecendo que, em todos 

os contactos mantidos entre os jornalistas e a administração do Hospital de Portimão, esta 

«nada referiu quanto à possibilidade e/ou impossibilidade da Queixosa prestar cuidados sem 

a tutela de um cirurgião», não tendo sequer sido mencionado que a médica «não poderia 

prestar assistência sozinha.» 

 

34. Defende que, «perante as informações prestadas e o respetivo cruzamento com os dados 

constante na documentação oficial, não era possível aos jornalistas saber que a Queixosa não 

fora a única a fazer a referida avaliação naquela especialidade.» Destaca que «em nenhuma 

parte do texto é referido que a vítima teve alta hospitalar por indicação da Queixosa.» 

 

35. Defende que, «quanto à readmissão da paciente, da análise dos registos clínicos resulta 

que a mesma ocorreu no dia 22 de junho» e que «a única informação prestada pela 

administração do Hospital de Portimão sobre essa questão foi a de que o pedido da Queixosa 

de demissão e renúncia ao regime de internato médico aconteceu no mesmo dia do regresso 

da referida paciente às urgências. Já as razões de foro mental para justificar o afastamento da 

Queixosa do Hospital de Portimão foram avançadas pela própria através das suas redes 

sociais. E também corroborada pelas fontes médicas e hospitalares contactadas (…)».  

 

36. O jornal defende que na peça apenas resulta que a demissão da Queixosa por motivos de 

saúde mental coincidiu no tempo com a readmissão da paciente, «inexistindo, portanto, 

qualquer tentativa de atribuir um nexo de causalidade entre as questões relacionadas com a 

saúde mental da Queixosa que a levaram a demitir-se com o retorno da referida paciente às 

urgências daquele hospital.» 

 



   

8 

 

500.10.01/2023/260 
EDOC/2023/5878 

37. Considera o jornal que a referência na notícia às suspeitas de negligência não terem sido 

remetidas à Ordem dos Médicos é uma referência inócua, que «nada acusa, insinua ou 

indicia.» «Sendo que, na verdade, o Expresso já tinha conhecimento de que iria ser aberto um 

procedimento no Conselho Disciplinar da Ordem dos Médicos quanto a essa questão, mas 

nada foi referido no texto visado até que tal procedimento fosse concretizado, o que se veio 

a verificar posteriormente e é de conhecimento público.» 

 

38. O jornal rejeita em absoluto que tenha havido qualquer “instrumentalização” ou que 

tenha sido “instrumentalizado”. 

 

39. Quanto ao facto de alguma informação ter sido obtida pelo Expresso junto de cirurgiões 

que pediram anonimato, o jornal destaca que os jornalistas não estão obrigados a revelar as 

suas fontes. 

 

40. Defende que a Queixosa foi contactada por diversas vezes e de várias formas pelos 

jornalistas, para exercício do contraditório, e que, após conhecimento da posição da Queixosa 

comunicada através das suas páginas nas redes sociais, publicou um texto sobre essa posição2. 

Publicou ainda o direito de resposta que a Queixosa lhe dirigiu, na página 4 da edição de 21 

de julho de 2023. 

 

41. Assim, conclui que a conduta do Expresso não merece qualquer tipo de censura, 

nomeadamente por não se verificar uma violação do dever de rigor e isenção ou de 

diversificação das fontes de informação, pelo que o procedimento deve ser arquivado. 

 
IV. Audiência de conciliação 

 

                                                      
2 Peça intitulada: “Médica que acusou cirurgiões nega responsabilidade na morte de jovem”, publicada a 
16 de julho de 2023, disponível em: https://expresso.pt/sociedade/saude/2023-07-16-Medica-que-
acusou-cirurgioes-nega-responsabilidade-na-morte-de-jovem-6fc84f3f (acedida a 15 de dezembro de 
2023). 

https://expresso.pt/sociedade/saude/2023-07-16-Medica-que-acusou-cirurgioes-nega-responsabilidade-na-morte-de-jovem-6fc84f3f
https://expresso.pt/sociedade/saude/2023-07-16-Medica-que-acusou-cirurgioes-nega-responsabilidade-na-morte-de-jovem-6fc84f3f


   

9 

 

500.10.01/2023/260 
EDOC/2023/5878 

42. As partes foram convocadas para a realização de uma audiência de conciliação, nos 

termos do artigo 57.º dos Estatutos da ERC, que não se realizou, por indisponibilidade da 

Queixosa. 

 
V. Análise e fundamentação 

 

43. A queixa contra o Expresso apresentada por Diana Pereira, médica internista de cirurgia 

geral no Hospital de Portimão, parte da alegada falta de rigor da peça que a ela se refere, na 

edição de 14 de julho de 2023, e cujo título é: “Médica que acusou cirurgiões envolvida em 

morte”.  

 

44. A Queixosa condena ainda o facto de o Expresso ter dado voz a fontes interessadas que 

fizeram acusações graves contra si, sob o manto do anonimato, assim como o modo como foi 

tentado o exercício do contraditório. Conclui defendendo que a peça viola os seus direitos, 

liberdade e garantias pessoais, nomeadamente o seu direito ao bom nome. 

 

45. Na perspetiva da notícia do Expresso, a interna que anteriormente tinha sido notícia pela 

queixa de má prática médica apresentada contra os seus superiores – o orientador do 

internato e o diretor da especialidade de cirurgia geral no Hospital de Faro –, dois meses 

depois, surge «envolvida [na] morte» de uma jovem mulher assistida no Hospital de Portimão. 

 

46. Ou seja, a médica que antes denunciara alegadas más práticas médicas, segundo o relato 

jornalístico, aparecia agora envolvida e com responsabilidade na morte de uma vítima de 

esfaqueamento, a quem deu alta indevidamente. Nas palavras das fontes auscultadas pelo 

Expresso, que pediram anonimato, a atuação da interna seria mesmo reveladora de «total 

incapacidade» na assistência médica prestada, apontando os procedimentos que deveria ter 

adotado e que teriam evitado a morte da jovem. 

 



   

10 

 

500.10.01/2023/260 
EDOC/2023/5878 

47. Apesar de ser o nome da médica interna que consta do registo clínico a que o jornal teve 

acesso, fica a saber-se pela queixa apresentada que Diana Pereira, estando no primeiro ano 

do internato, não assistiu sozinha a jovem em causa (nem outros doentes). Segundo informa, 

observou-a em conjunto com uma especialista em Cirurgia Geral responsável e com outra 

interna. 

 

48. Não é alheio ao jornal o facto de a Queixosa estar em formação. O próprio jornal refere 

que «Diana Pereira prosseguia a formação» no Hospital de Portimão. Porém, a questão da 

supervisão sobre o ato médico nunca é abordada na peça. 

 

49. É certo que o Expresso não conseguiu chegar à fala com Diana Pereira antes da publicação 

da notícia, tendo baseado a sua interpretação na consulta do registo clínico em que apenas 

constava o seu nome – a própria reconhece esse facto – e nas fontes médico-hospitalares 

ouvidas.  

 

50. Uma vez que o jornal teve a oportunidade de auscultar essas outras fontes, 

nomeadamente responsáveis da administração do hospital e outros cirurgiões gerais, poderia 

ter procurado esclarecer a responsabilidade efetiva de um médico interno em início de 

formação relativamente a um caso em que os médicos especialistas ouvidos afirmaram ter 

sido avaliado com «grave e leviana ligeireza, negligência e erro» e, inclusivamente, que a 

morte poderia ter sido evitada.  

 

51. Mesmo se essa questão nunca tivesse sido aflorada pelas fontes de informação que o 

jornal na sua defesa apelida de “credíveis”, em face da gravidade do caso, e até perante a 

situação de conflito entre a interna e os seus superiores no Hospital de Faro (do mesmo centro 

hospitalar do Hospital de Portimão), o trabalho jornalístico deveria ter aprofundado a questão 

da responsabilidade da interna nos cuidados prestados à doente.  

 



   

11 

 

500.10.01/2023/260 
EDOC/2023/5878 

52. O título da peça é um dos elementos concretos que a Queixosa acusa de falta de rigor, 

pelo facto de o uso do termo “envolvida” em morte sugerir que teve responsabilidade na 

mesma. 

 

53. É certo que, conforme o Expresso alega, a médica esteve envolvida no caso, no sentido 

de ter participado na assistência inicial da doente, e que dizer que esteve envolvida não 

significa dizer que foi responsável.  

 

54. Ainda assim, por omissão de outros envolvidos e hierarquicamente responsáveis pela 

intervenção da formanda, quem lê a peça do Expresso fica convicto de que essa 

responsabilidade é apenas da médica interna, aquela que, para mais, acusara outros médicos 

de más práticas e que agora é apontada como a responsável pela morte (evitável) da jovem. 

A então denunciante é agora a denunciada de alegadas más práticas médicas, numa inversão 

de papéis que de certo modo suscita demérito da atuação inicial. 

 

55. Entroncando nesta questão, a Queixosa esclarece que também não fazia parte das suas 

atribuições dar alta aos doentes e que, por isso, é falso que o tenha feito no caso da jovem. O 

jornal rebate defendendo que o texto não refere que foi a médica interna a dar alta hospitalar 

à jovem. A alta referida na notícia diz, antes, respeito à especialidade de cirurgia geral.  

 

56. As duas vezes em que a peça do Expresso refere a questão da alta médica, nunca 

concretiza que tipo de alta está em causa – se do hospital, se da especialidade. Fica, no 

entanto, a sugestão de que foi por decisão exclusiva da médica interna que a jovem deixou as 

urgências do hospital. Para o cidadão (leitor) comum, sem outro contexto, dar alta a um 

doente significa exatamente isso. 

57. A Queixosa argumenta que a peça da edição online do semanário, largamente difundida 

nas redes sociais, tinha outra titulação: “Em abril, uma médica denunciou cirurgiões por má 

prática. Dois meses depois, deu alta a uma jovem esfaqueada que acabaria por morrer”, que 

era igualmente falsa na questão da alta.  



   

12 

 

500.10.01/2023/260 
EDOC/2023/5878 

 

58. Atualmente é possível fazer a pesquisa da peça online num qualquer motor de busca da 

Internet pelo seu título. Porém, na ligação ao Expresso, e após breves segundos de 

visualização, é-se reencaminhado para a página em que consta a peça publicada em papel. O 

Expresso optou, assim, por restringir o acesso público à peça com aquela titulação. 

 

59. Prosseguindo, a Queixosa também acusa o jornal de faltar à verdade no que se refere à 

sequência dos eventos, nomeadamente ao momento da sua demissão, e à razão da mesma.  

 

60. A notícia tem um destaque de texto que refere que a médica se demitiu «por 

instabilidade “mental” quando a jovem voltou à urgência. Tinha um abcesso de 18 cm na 

garganta.» No corpo do texto, a informação de que «Diana Pereira apresentou a demissão e 

a renúncia ao regime de internato com uma justificação “mental”, como a própria revelou nas 

redes sociais», surge no encadeamento do relato do estado clínico da jovem nos dias 

seguintes a ter tido alta do Hospital de Portimão. 

 

61. Se no destaque, um acontecimento surge relacionado temporalmente com o outro, no 

texto, é a sequência do relato que induz o leitor a acreditar que a demissão foi consequência 

do regresso da doente às urgências, decorrida uma semana, donde foi transferida para Lisboa, 

«mas não sobreviveu.»  

 

62. Para lá de relacionarem a demissão com aquela morte, estas passagens indicam que a 

própria médica a justificou, nas redes sociais, com questões do foro mental. No destaque de 

texto, a peça vai mais longe falando em “instabilidade” mental. 

63. Ou seja, a peça constrói a imagem que a médica se demitiu por problemas mentais depois 

de a jovem ter voltado às urgências de Portimão com um abcesso de grandes dimensões na 

garganta, acabando por morrer. 

 



   

13 

 

500.10.01/2023/260 
EDOC/2023/5878 

64. Sucede que a demissão foi apresentada antes desse regresso ao hospital, não estando já 

a médica ao serviço.  

 

65. Na sua defesa, o Expresso escuda-se na informação prestada pela administração 

hospitalar, que terá dito que tudo aconteceu no mesmo dia, a 22 de junho. Por outro lado, o 

jornal indica que a justificação da demissão por questões do foro mental foi declarada pela 

própria médica nas suas redes sociais. 

 

66. Presumindo que a leitura da mensagem que a médica publicou nas redes sociais sobre a 

sua demissão fez parte do trabalho jornalístico do Expresso, ou seja, que essa foi uma das 

fontes de informação para a construção da notícia, questiona-se o facto de não ter chamado 

a atenção de que a data de publicação é anterior à do registo clínico de readmissão da jovem 

no Hospital de Portimão. 

 

67. Mesmo não tendo conseguido obter resposta da médica aquando das tentativas de 

contacto, o jornal tinha acesso a dados que eram do domínio público3 e que cruzados 

permitiam contraditar as suas fontes relativamente à alegada coincidência (e causalidade) dos 

eventos. 

 

68. Reconhece-se, assim, ligeireza na verificação da informação, com efeitos negativos no 

rigor informativo. 

69. Da mensagem que Diana Pereira publicou nas redes sociais fica ainda a perceber-se que 

a justificação “mental” que invoca para a sua demissão tem que ver com as “represálias” que 

diz ter sofrido após a denúncia de más práticas, razão que não é aflorada na notícia do 

Expresso. Aliás, o modo como a questão é introduzida no texto sugere que essa “instabilidade” 

                                                      
3 Uma breve pesquisa na Internet mostra que a demissão de Diana Pereira foi notícia logo a 21 de junho 
de 2023, por exemplo, no Jornal de Notícias (disponível em: https://www.jn.pt/7071174449/demitiu-se-
a-medica-interna-que-denunciou-mas-praticas-em-faro/) ou no Notícias ao Minuto (disponível em: 
https://www.noticiasaominuto.com/pais/2346395/demitiu-se-medica-interna-que-denunciou-casos-de-
negligencia-em-faro) (acedidos a 12 de dezembro de 2023). 

https://www.jn.pt/7071174449/demitiu-se-a-medica-interna-que-denunciou-mas-praticas-em-faro/
https://www.jn.pt/7071174449/demitiu-se-a-medica-interna-que-denunciou-mas-praticas-em-faro/
https://www.noticiasaominuto.com/pais/2346395/demitiu-se-medica-interna-que-denunciou-casos-de-negligencia-em-faro
https://www.noticiasaominuto.com/pais/2346395/demitiu-se-medica-interna-que-denunciou-casos-de-negligencia-em-faro


   

14 

 

500.10.01/2023/260 
EDOC/2023/5878 

ou “justificação mental” foi consequência da morte da jovem esfaqueada após regressar às 

urgências de Portimão.  

 

70. O tratamento desta informação revela-se especulativo e adensa suspeitas relativamente 

à conduta e às capacidades da Queixosa, deslizando para o sensacionalismo. 

 

71. Sobre a questão do contraditório, foi já mencionado que as redes sociais de Diana Pereira 

podiam ter sido usadas no cruzamento de dados para que o Expresso contraditasse a 

informação veiculada pelas fontes citadas sobre a demissão daquela. 

 

72. Por outro lado, conhecendo o jornal a situação de conflito entre a médica interna e os 

responsáveis pela sua formação na unidade hospitalar de Faro, que com o Hospital de 

Portimão, onde agora estagiava, faz parte o Centro Hospitalar Universitário do Algarve, fazia 

sentido fazer um maior compasso de espera para tentar obter esclarecimentos junto da 

Queixosa antes de publicar a notícia. Ainda para mais quando estava em causa uma primeira 

acusação bastante grave contra médicos especialistas responsáveis, com alegadas 

repercussões na saúde e na vida de vários doentes, e que a segunda situação culminou numa 

morte. 

 

73. As normas jornalísticas aconselham exatamente à procura da diversificação das fontes e 

à audição das partes com interesses atendíveis nos casos tratados4. 

 
 

74. Assim, impunha-se ao Expresso um tratamento rigoroso da informação, com a rejeição 

do sensacionalismo e a procura da diversificação e o cruzamento das fontes, assim como a 

audição de todas as partes com interesses atendíveis. 

 

                                                      
4 Cf. Lei n.º 1/99, de 13 de janeiro, Estatuto do Jornalista, artigo 14.º, n.º 1, alínea e).  



   

15 

 

500.10.01/2023/260 
EDOC/2023/5878 

75. A possibilidade de não identificação dada pelo Expresso aos cirurgiões que acusaram a 

Queixosa de “total incapacidade” na assistência à doente, responsabilizando-a por uma morte 

que seria evitável, também foi fortemente criticada pela Queixosa. 

 

76. O procedimento de identificação, como regra, das fontes de informação, a par da 

atribuição das opiniões recolhidas aos respetivos autores, são deveres instituídos no artigo 

14.º, n.º 1, alínea f) do Estatuto do Jornalista. 

 

77. Mas é igualmente dever dos jornalistas: «Proteger a confidencialidade das fontes de 

informação na medida do exigível em cada situação, tendo em conta o disposto no artigo 11.º, 

excepto se os tentarem usar para obter benefícios ilegítimos ou para veicular informações 

falsas» (cf. artigo 14.º, n.º 2, alínea a)). 

 

78. Os cirurgiões auscultados pelo Expresso sobre a morte da doente não quiseram ser 

identificados publicamente, mas isso não significa que tenham dado a informação de forma 

anónima. A jornalista sabia quem eram as suas fontes de informação, deu-as como credíveis 

e respeitou o pedido para não serem identificadas na peça. É apenas dito que são cirurgiões, 

o que deixa o leitor esclarecido sobre a origem da informação e alerta para a eventualidade 

de, perante a queixa da médica interna, defenderem interesses conflituantes. 

 

79. Note-se que a possibilidade de sigilo viabilizado na relação dos jornalistas com as suas 

fontes é muitas das vezes o garante de que determinadas matérias e posições são objeto de 

notícia, permitindo o escrutínio público. 

 
 

80. Para a Queixosa, as denúncias mais não foram do que uma tentativa de a descredibilizar 

e difamar publicamente.  

 



   

16 

 

500.10.01/2023/260 
EDOC/2023/5878 

81. O artigo 26.º, n.º 1, da Constituição da República Portuguesa (CRP) estabelece que «a 

todos são reconhecidos os direitos (...) ao bom nome e reputação (...)». Nas palavras de 

Gomes Canotilho e Vital Moreira «o direito ao bom nome e reputação consiste 

essencialmente no direito a não ser ofendido ou lesado na sua honra, dignidade ou 

consideração social mediante imputação feita por outrem (...). Neste sentido, este direito 

constitui um limite para outros direitos (designadamente, a liberdade de informação e de 

imprensa» (cf. “Constituição da República Portuguesa Anotada” (2007), volume I, 4.ª edição, 

Coimbra Editora, Coimbra, pág. 466). 

 

82. A verificação precária de certos factos e as falhas de rigor, e algumas interpretações 

sensacionalistas daí decorrentes, são efetivamente suscetíveis de pôr em causa a honra e o 

bom nome da Queixosa, em incumprimento do artigo 26.º da CRP, na medida em que se 

levantam dúvidas sobre a sua idoneidade profissional. 

 

83. Por fim, merece destaque o facto de o Expresso ter publicado uma peça em que dá conta 

da posição da Queixosa, imediatamente após esta ter denunciado a notícia de 14 de julho nas 

suas redes sociais. 

 

84. Com o título: “Médica que acusou cirurgiões nega responsabilidade na morte de jovem”, 

a peça é de 16 de julho e elenca as refutações da médica à notícia original.  

 

85. O Expresso também publicou um texto de Diana Pereira ao abrigo do exercício do direito 

de resposta, na edição em papel da semana seguinte (21 de julho). Ao texto, o jornal junta 

uma Nota da Direção, em que reconhece ter errado relativamente à questão da renúncia da 

médica ao internato no Hospital de Portimão. Porém, na impossibilidade de contacto com a 

médica, o jornal defende que a informação foi obtida junto da fonte hospitalar contactada. Os 

restantes argumentos publicados na nota da edição de 21 de julho coincidem com aqueles 

que foram remetidos à ERC no âmbito do atual procedimento, tendo sido devidamente 

escrutinados. 



   

17 

 

500.10.01/2023/260 
EDOC/2023/5878 

 
VI. Deliberação 

 

Tendo analisado a queixa de Diana Pereira contra o Expresso, relativa à peça “Médica que 

acusou cirurgiões envolvida em morte”, publicada a 14 de julho de 2023, o Conselho 

Regulador da ERC, ao abrigo das atribuições e competências de regulação constantes da alínea 

d) do artigo 7.º, alínea d) do artigo 8.º e da alínea a) do n.º 3 do artigo 24.º dos Estatutos 

anexos à Lei n.º 53/2005, de 8 de novembro, delibera: 

 

1. Considerar a queixa procedente, concluindo-se pela violação do artigo 3.º da Lei de 

Imprensa, por não ter sido observado o dever de rigor informativo, por a verificação 

da informação através do cruzamento e da diversificação das fontes se ter revelado 

deficitária, redundando numa abordagem sensacionalista, e por não ter insistido na 

auscultação da Queixosa enquanto parte com interesse atendível na matéria 

noticiada. 

 

2. Recordar o Expresso do dever de respeitar os direitos fundamentais dos visados nas 

peças publicadas, em consonância com as leis a que está sujeito, designadamente a 

Constituição da República Portuguesa. 

 

 

Lisboa, 4 de janeiro de 2024 

 

O Conselho Regulador, 
 
 
 

Helena Sousa 
 
 
 
 



   

18 

 

500.10.01/2023/260 
EDOC/2023/5878 

Pedro Correia Gonçalves 
 
 
 

Telmo Gonçalves 
 
 
 

Carla Martins 
 
 
 

Rita Rola 
 

 
 


	Deliberação ERC/2024/8 (CONTJOR-I)
	Assunto: Queixa apresentada por Diana Pereira contra o jornal Expresso, relativa à peça “Médica que acusou cirurgiões envolvida em morte”, publicada a 14 de julho de 2023
	Lisboa, 4 de janeiro de 2024

