
 

 

 
 

 

 

Deliberação  

ERC/2022/69 (CONTJOR-I)  

 

Participação do Bloco de Esquerda contra a publicação 
periódica Inconveniente, propriedade do Inconveniente 
Média, Lda., por falta de rigor informativo e violação do 
direito ao bom-nome e reputação na notícia com o 
título “Ó Rosas: crimes há muitos!...”, publicada em 18 
de fevereiro de 2021 

 
 
 
 

Lisboa 
3 de março de 2022



   

1 

 

500.10.01/2021/91 
EDOC/2021/1839 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação ERC/2022/69 (CONTJOR-I) 

 

Assunto: Participação do Bloco de Esquerda contra a publicação periódica Inconveniente, 

propriedade do Inconveniente Média, Lda., por falta de rigor informativo e violação do 

direito ao bom-nome e reputação na notícia com o título “Ó Rosas: Rosas: crimes há 

muitos!...”, publicada em 18 de fevereiro de 2021 

 

 

I. Participação 

 

1. Deu entrada na Entidade Reguladora para a Comunicação Social (doravante, ERC), uma 

participação do Bloco de Esquerda (doravante, Participante) contra a publicação 

periódica Inconveniente (doravante, Denunciado) por falta de rigor informativo e 

violação do direito ao bom-nome e reputação na notícia com o título “Ó Rosas: crimes 

há muitos!...”, publicada em 18 de fevereiro de 2021. 

 

2. Alega o Participante que, no dia 18 de fevereiro, teve conhecimento «de uma publicação 

da denunciada com afirmações falsas, injuriosas e caluniosas». 

 

3. Considera o Participante que «o Autor da notícia e a plataforma plurimédia atuaram com 

dolo, pretendendo difamar o partido político Bloco de Esquerda […]». 

 

4. Diz também ser «completamente falso o alegado “segundo conta, em 28-11-2015, no 

Observador a Historiadora Helena Matos, no artigo “Morte aos Traidores”, uma vez que 

conforme se pode verificar no próprio artigo de Helena Matos, […] o nome de Fernando 

Rosas não é referido uma única vez.» 



   

2 

 

500.10.01/2021/91 
EDOC/2021/1839 

 

5.  Entende por isso o Participante que «a alusão ao artigo e a conexão com um nome que 

não é referido no mesmo se trata de uma manobra caluniosa/difamatória, 

completamente falsa, tendo como objetivo apenas espalhar falsas notícias, pondo em 

causa o bom nome de Fernando Rosas e do partido político do qual foi fundador, o Bloco 

de Esquerda». 

 

6. Refere também ser falsa a parte da peça onde se diz que «referindo o Diário de Lisboa 

de 19-05-1976, um grupo de cinco operacionais do MRPP, sob o comando à distância do 

dirigente do Comité Central, Fernando Rosas, em 17-5-1976, torturou e espancou 

António Ferreira de Sousa, dissidente da organização, e o seu irmão, sob a ameaça de 

uma pistola, aterrorizando também as suas mulheres que também sequestraram. À 

saída ameaçaram: “desta vez foi à porrada”, “da próxima vez será a tiro”». 

 

7. Afirma o Participante que «o teor desta notícia […] foi objeto de fact check tendo-se 

provado ser falsa [inclui link para o jornal O Polígrafo]». 

 

8. Conclui requerendo que seja dado provimento à participação. 

 

 

II. Oposição 

 

9. Notificado para se pronunciar sobre a participação em apreço, o Denunciado respondeu 

dizendo que o artigo continha «dois erros involuntários, que assum[e]: não consta do 

artigo de Helena Matos […] o nome de Fernando Rosas, mas da notícia do Diário de 

Lisboa, de 20-5-1976 […] e a notícia de Diário de Lisboa, de 19-5-1976 […] não menciona 

o nome de Fernando Rosas, mas apenas a do dia seguinte». 

 



   

3 

 

500.10.01/2021/91 
EDOC/2021/1839 

10. Mais disse que «são erros involuntários de escrita, pois indicaram-se fontes que podiam 

ser conferidas pelos leitores através do link indicado na citada investigação de Helena 

Matos no Observador de 21-11-2005 e da consulta online do Diário de Lisboa». 

 

11. Considera o Denunciado que «esses dois erros de referência não afetam em nada os 

factos descritos nem a atribuição da direção dos ataques aos dois irmãos e suas 

mulheres e ao fotógrafo Eduardo Miranda». 

 

12. Esclarece o Denunciado que o artigo visado na participação «surgiu na sequência da 

indignação com o juízo de valor que Fernando Rosas fez do tenente-coronel comando 

Marcelino da Mata, o militar português mais condecorado de sempre por ocasião do seu 

falecimento». 

 

13. Defende o Denunciado que a notícia foi feita «com base em informação pessoal e 

documental […]» e que «o Bloco de Esquerda não é mencionado no artigo que 

denuncia». 

 

14. Alega também que «a rejeição do sensacionalismo é uma das regras que prati[ca] e que 

o jornal também respeita. Assim, não se publicam […] informações de origem 

desconhecida ou não confirmadas, generalizações, falácias com o intuito de provocar 

espanto ou pavor dos leitores com títulos de isco para o clique, hiperbólicos ou 

falaciosos». 

 

15. Por outro lado, refere que uma das preocupações do jornal «é evitar a mistura […] entre 

informação e opinião» e, sempre que possível, procura «ouvir a outra parte para que 

possa dar a sua versão dos factos». 

 

16. Diz ainda que para o artigo em questão, não conseguiu contactar Fernando Rosas. 

 



   

4 

 

500.10.01/2021/91 
EDOC/2021/1839 

III. O texto visado na participação 

 

17. A 18 de fevereiro de 2021, o Inconveniente publicou o texto: “Ó Rosas: crimes há 

muitos!...”, numa secção denominada “Investigação”. 

 

18. Abaixo do título surge uma imagem fotográfica resultante de montagem, com a legenda 

«(A imagem foi editada)». O historiador Fernando Rosas de braço estendido segura num 

boné militar verde de estilo cubano com o símbolo e a inscrição “MRPP”.  

 

19. O texto surge na sequência da participação de Fernando Rosas num programa televisivo 

em que se abordou o falecimento de Marcelino da Mata.  

 

20. É da autoria de António Balbino Caldeira, que indica ter como fontes de informação 

notícias da publicação periódica já extinta Diário de Lisboa – uma notícia de 28 de abril 

de 1976, outra de 19 de maio de 1976 e uma terceira de 25 de maio de 1976 –, assim 

como uma peça da historiadora Helena Matos publicada no Observador, em 28 de 

novembro de 2015.  

 

21. A peça da historiadora é construída a partir das notícias de 1976 do Diário de Lisboa e 

intitula-se “Morte aos traidores! Uma palavra de ordem muito a sério” e é nela que o 

autor do Inconveniente se baseia para afirmar o seguinte: 

«Segundo conta, em 28-11-2015, no Observador, a historiadora Helena 

Matos, no artigo “Morte aos traidores”, referindo o Diário de Lisboa, de 19-

5-1976, um grupo de cinco operacionais do M.R.P.P., sob o comando à 

distância do dirigente do Comité Central, Fernando Rosas, em 17-5-1976, 

torturou e espancou, António Ferreira de Sousa, dissidente da organização, 

e seu irmão, sob a ameaça de uma pistola, aterrorizando também as suas 

mulheres que também sequestraram. À saída, ameaçaram: “desta vez foi à 

porrada”; “da próxima vez será a tiro”. Horas depois, dois desses 



   

5 

 

500.10.01/2021/91 
EDOC/2021/1839 

operacionais do M.R.P.P., sob o comando do mesmo Fernando Rosas, 

invadiram à força e sob a ameaça de uma pistola, a casa na Amadora do 

fotógrafo Eduardo Miranda, outro dissidente da organização, a quem 

espancaram para lhe roubar o arquivo fotográfico. Como os vizinhos 

acudissem, os operacionais do M.R.P.P. tiveram de fugir e largaram a pistola 

e as munições. Estes dois sequestros, torturas e espancamentos, foram 

realizados não no contexto de uma guerra, mas no regime das “amplas 

liberdades”.» 

 

22. O texto do Inconveniente prossegue referindo que Marcelino da Mata foi torturado por 

elementos MRPP em conluio com alguns militares1 e que «[o]s feitos de Marcelino da 

Mata, o militar português mais condecorado do séc. XX, pelos quais lhe foram atribuídos 

o colar da Ordem da Torre e Espada do Valor, Lealdade e Mérito, e cinco cruzes de 

guerra, foram realizados em combate, em zonas controladas pelo inimigo, por vezes em 

ataques a bases do inimigo PAIGC no Senegal e na Guiné Conacri, nos terrenos inóspitos 

da Guiné, sujeito à denúncia, à perseguição e à morte, e não na tranquilidade recuada 

do sofá, ao telefone, dirigindo operações essas sim realizadas à margem da lei, no fino 

bairro da Lapa, em Lisboa.» 

 

23. O texto remata com a afirmação: «E foi este Fernando Rosas que chamou “criminoso de 

guerra” ao herói português Marcelino da Mata, no debate da TVI24, de 15-2-2021.» 

 

24. O Inconveniente ilustra o texto com imagens das fontes jornalísticas em que se baseou 

e/ou respetivas hiperligações. 

 

25. A consulta dessas fontes documentais mostra que na peça de 28 de abril de 1976, do 

Diário de Lisboa, entre várias fotografias de uma festa de passagem do ano, é editada 

                                                      
1
 Em passagem sem alusão a Fernando Rosas, o texto também remete para o que designa o “Relatório das sevícias 

apresentado pela Comissão de Averiguação de Violências sobre Presos Sujeitos às Autoridades Militares”, de 31 de julho de 
1976. 



   

6 

 

500.10.01/2021/91 
EDOC/2021/1839 

uma em que se encontra Fernando Rosas, com a legenda: «Fernando Rosas (à direita) 

anima a festa: ‘Viva a Cultura Democrática e Popular!’». Na peça de 20 de maio de 1976, 

o Diário de Lisboa refere Fernando Rosas no contexto do testemunho recolhido do “Ex-

fotógrafo do ‘Luta Popular’ ‘visitado’ pelo MRPP”. O relato é do repórter fotográfico 

acossado: «Quando lá chegaram [a sua casa] avisaram também que o Fernando Rosas 

do Comité Central queria falar comigo. Respondi-lhes que fosse ele ter comigo.”» 

 

26. Na peça de 19 de maio de 1976 do Diário de Lisboa não há qualquer alusão a Fernando 

Rosas. 

 

27. Fernando Rosas também não é mencionado no corpo do texto de Helena Matos, na 

edição de 28 de novembro de 2015 do Observador, surgindo apenas em duas 

reproduções da galeria de fotos associada à peça. Na fotografia da edição do Diário de 

Lisboa de 28 de abril de 1976 (referida no ponto 25) e numa fotografia do historiador 

cuja legenda é: «Fernando Rosas torna-se no novo director do Luta Popular. Rosas 

declara que o seu antecessor era o cabecilha da linha da burguesia». 

 

IV. Análise e Fundamentação 

 

28. A participação em análise convoca para a problemática do rigor informativo da peça 

visada. 

 

29. Nos termos do artigo 3.º da Lei de Imprensa2 «a liberdade de imprensa tem como únicos 

limites os que decorrem da Constituição e da lei, de forma a salvaguardar o rigor e a 

objetividade da informação […]». 

 

30. Convém começar por referir que a análise do Regulador incide sobre o modo de 

construção jornalística da reportagem e tem como finalidade aferir o respeito pelos 

                                                      
2
 Lei 2/99, de 13 de janeiro 



   

7 

 

500.10.01/2021/91 
EDOC/2021/1839 

padrões de exigência e de rigor jornalístico (vide al. d) do artigo 7.º dos Estatutos da 

ERC). 

 

31. Para tal, importa ter em consideração o teor das normas que norteiam o jornalismo e, 

neste contexto, os deveres fundamentais dos jornalistas. São pertinentes para a análise 

do presente caso os deveres profissionais contidos nas alíneas a) e e) do n.º 1 do artigo 

14.º do Estatuto do Jornalista3, os quais determinam, respetivamente, ser necessário 

«informar com rigor e isenção, rejeitando o sensacionalismo e demarcando claramente 

os factos da opinião» e «procurar a diversificação das suas fontes de informação e ouvir 

as partes com interesses atendíveis nos casos de que se ocupem». 

 

32. Da leitura do texto e das fontes de informação em que se diz fundamentado, e que o 

Denunciado edita em complemento, apurou-se a inexistência de referências a Fernando 

Rosas nos moldes referidos. Ou seja, em nenhuma das peças de 1976, do Diário de 

Lisboa, nem na peça de 2015, do Observador, se vislumbram afirmações do calibre das 

que o Denunciado produz – isto é, que Fernando Rosas, então dirigente do Comité 

Central do MRPP, «comandou» à distância os «dois sequestros, torturas e 

espancamentos» levados a cabo por elementos do partido contra dissidentes, a partir da 

«tranquilidade recuada do sofá, ao telefone, dirigindo operações essas sim realizadas à 

margem da lei, no fino bairro da Lapa, em Lisboa.» 

 

33. Verifica-se assim que a ausência das referências acusatórias a Fernando Rosas nas fontes 

de informação documentais a partir das quais a construção do texto se diz alicerçada 

redunda no reconhecimento de uma manifesta falta de rigor informativo deste. Com 

efeito, quando o texto publicado pelo Inconveniente se diz informado pelo texto de 

Helena Marques, do Observador, e pelas notícias de 1976, do Diário de Lisboa, e nestes 

nada se diz sobre o que se imputa a Fernando Rosas, o confronto dessas fontes com o 

texto “Ó Rosas: crimes há muitos!…” faz prova do logro. 

                                                      
3
 Aprovado pela Lei n.º 1/99, de 13 de janeiro, e alterado pela Lei n.º 64/2007, de 6 de novembro. 



   

8 

 

500.10.01/2021/91 
EDOC/2021/1839 

 

34. Também não é dada a possibilidade de Fernando Rosas exercer o contraditório, o que 

seria exigível num texto informativo de cariz jornalístico com as caraterísticas daquele 

em apreço. 

 

35. A este respeito, alega o Denunciado que terá tentado ouvir Fernando Rosas em sede de 

contraditório. Contudo, para além de não ter ficado demonstrado que tal tenha 

efetivamente acontecido, também não é referido na notícia essa tentativa de contacto 

para o exercício do contraditório, referência que se impunha por dever de rigor por 

parte do jornal. 

 

36. De uma outra perspetiva, se, hipoteticamente, estiver em causa uma ilação do próprio 

autor, isto é, se foi António Balbino Caldeira que, perante a informação recolhida a partir 

das suas fontes4, concluiu que Fernando Rosas interviera na operação, comandando-a à 

distância, o texto acabaria por manifestar um outro tipo de quebras grosseiras das 

normas jornalísticas. Por um lado, não estaria cumprida a premissa de separar factos de 

opinião (existe um separador especificamente denominado “Opinião”) e mais gravoso 

ainda estar-se-ia perante acusações sem provas. 

 

37. Independentemente das condições, o texto acabou por ter eco nas redes sociais, 

designadamente na página de Facebook do Chega, que, em 20 de fevereiro, o assumiu 

como verdadeiro e dele fez arma de arremesso político. O post do Chega, cujo título é: 

“Fernando Rosas diz que Marcelino da Mata foi um criminoso, mas foi ele que torturou 

homens e sequestrou mulheres em 1976”, não identifica a fonte, mas o texto citado 

surge entre aspas e corresponde na íntegra às passagens em que o nome do historiador 

é associado ao comando da operação, no texto do Inconveniente5. 

                                                      
4
 Se eventualmente a acusação partiu de uma outra fonte para além das descritas não há disso nota, o 

que derraparia para a falta de identificação das fontes e a não atribuição das opiniões aos respetivos 
autores, assim como, mais uma vez, a não audição da contraparte. 
5
 Cf. https://www.facebook.com/PartidoChegaOficial/posts/3848592318540615.  

https://www.facebook.com/PartidoChegaOficial/posts/3848592318540615


   

9 

 

500.10.01/2021/91 
EDOC/2021/1839 

 

38. Conforme o Participante alega, releva ainda que a informação que consta originalmente 

do texto do Inconveniente foi objeto de análise – fact checking – pelo Polígrafo, que a 

avaliou como “falsa”. 

 

39. Prosseguindo a análise, o título com que o texto é editado também merece referência. 

“Ó Rosas: crimes há muitos!…” remete para uma deixa icónica da cinematografia 

portuguesa (ou uma junção de duas), numa titulação que não tem o propósito de 

informar ou de responder às perguntas clássicas do jornalismo: O quê? Quem? Quando? 

Onde? Como? Porquê? 

 

40. Em vez disso, revela-se um título interpelativo, que se poderá dizer lúdico-expressivo, e 

cuja pontuação adiciona, simbolicamente, uma carga de dúvida, de reserva ou suspeição 

relativamente ao sujeito, assumindo-se assim como sensacionalista. 

 

41. Considerando que a liberdade de imprensa tem como desígnio o direito de informar, de 

se informar e ser informado com rigor e independência, sem impedimentos nem 

discriminações, e que constituem deveres fundamentais dos jornalistas informar com 

rigor e isenção, rejeitando o sensacionalismo, entende-se que a abordagem jornalística 

do Denunciado se desvia do cumprimento dos princípios enunciados, em violação do 

artigo 3.º da Lei de Imprensa. 

 

42. Quanto à alegada violação do direito ao bom-nome e reputação do Participante, o artigo 

26.º, n.º 1, da Constituição da República Portuguesa estabelece que «a todos são 

reconhecidos os direitos [...] ao bom nome e reputação [...]». Nas palavras de Gomes 

Canotilho e Vital Moreira «o direito ao bom nome e reputação consiste essencialmente 

no direito a não ser ofendido ou lesado na sua honra, dignidade ou consideração social 

mediante imputação feita por outrem [...]. Neste sentido, este direito constitui um limite 

para outros direitos (designadamente, a liberdade de informação e de imprensa» (cfr. 



   

10 

 

500.10.01/2021/91 
EDOC/2021/1839 

Canotilho G. e Moreira V. (2007) Constituição da República Portuguesa Anotada, Volume 

I. 4.ª Edição, Coimbra Editora. Coimbra. Página 466). 

 

43. O artigo visado faz, como se viu, acusações a Fernando Rosas que não foram suportadas 

em fontes nem objeto de contraditório. É incontroverso que a peça, que foi construída 

com ausência total de rigor informativo e com sensacionalismo, é suscetível de pôr em 

causa o bom-nome e reputação de Fernando Rosas, afetando a sua idoneidade, bem 

como a consideração social que existe sobre si. 

 

44. Contudo, Fernando Rosas não apresentou queixa na ERC, mas sim o Bloco de Esquerda, 

pelo que relativamente ao Participante, não tendo sido feitas na peça imputações que o 

visassem, considera-se que não foi posto em causa o seu bom-nome e reputação. 

 

V. Deliberação 

 

Tendo apreciado uma participação do Bloco de Esquerda contra a publicação periódica 

Inconveniente, propriedade do Inconveniente Média, Lda., por falta de rigor informativo e 

violação do direito ao bom-nome e reputação na notícia com o título “Ó Rosas: crimes há 

muitos!...”, publicada em 18 de fevereiro de 2021, o Conselho Regulador da ERC, no 

exercício das suas competências e atribuições previstas nos artigos 7.º, alínea d), 8.º, alíneas 

a) e d) e 24.º, n.º 3, alínea a), dos Estatutos da ERC, delibera: 

 

1. Considerar que o tratamento jornalístico da peça em análise não cumpre as 

exigências de rigor informativo, tendo-se revelando sensacionalista e violadora do 

princípio do contraditório, constatando-se assim a violação do artigo 3.º da Lei de 

Imprensa; 

 



   

11 

 

500.10.01/2021/91 
EDOC/2021/1839 

2. Advertir o Inconveniente para o cumprimento escrupuloso das regras jornalísticas 

aplicáveis à comunicação social, em respeito pelas leis a que está sujeito, 

designadamente a Lei de Imprensa. 

 

 

Lisboa, 3 de março de 2022 

 

O Conselho Regulador, 
 
 
 

Sebastião Póvoas 
Mário Mesquita 

Francisco Azevedo e Silva 
Fátima Resende 

João Pedro Figueiredo 


