
 
 

Conselho Regulador da  

Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

 

 

 

Deliberação 
 

3/CONT-TV/2010 
 

 
 
 

Queixa de José Manuel Marques contra a peça de abertura do 
Jornal Nacional da TVI de 20 de Março de 2009 

 
 
 
 
 
 
 
 
 

Lisboa 
 

3 de Fevereiro de 2010



 

1 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação 3/CONT-TV/2010 

 

Assunto: Queixa de José Manuel Marques contra a peça de abertura do Jornal Nacional 

da TVI de 20 de Março de 2009 

 

 

I. Queixa 

 

1. Deu entrada na Entidade Reguladora para a Comunicação Social, a 23 de Março de 

2009, uma queixa subscrita por José Manuel Marques contra a TVI, em relação à 

peça de abertura do Jornal Nacional de 20 de Março, sobre o caso Freeport, na qual 

se relatava que o ora queixoso tinha sido alvo de uma escuta telefónica em que 

supostamente referia que “José Sócrates tinha recebido 500 mil”.  

2. José Manuel Marques, na queixa que apresentou à ERC, descreve que, na quarta-

feira anterior à transmissão da referida peça, foi abordado por um jornalista da TVI 

para prestar declarações. “O jornalista em causa foi informado, pelos serviços da 

Reserva Natural do Estuário do Tejo (meu local de trabalho), que qualquer assunto 

referente a declarações à comunicação social teria de ser feita via presidência do 

ICNB [Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade] e que eu não 

estava disposto a prestar declarações sobre o assunto”.  

3. Nota que no dia seguinte, 19 de Março, o mesmo jornalista lhe fez “uma espera”, o 

abordou “intempestivamente” e o perseguiu juntamente com o operador de câmara 

dentro das instalações da RNET (Reserva Natural do Estuário do Tejo).  

4. Acrescenta que deu conta à TVI, no que terá sido secundado pela assessoria de 

imprensa do ICNB, de que “não autorizava a emissão de imagem e som que 

abusivamente recolheram sobre mim”, argumentando ser “apenas um técnico do 

ICNB, não sendo portanto uma figura pública”. O queixoso remeteu à ERC cópia 

de uma carta enviada ao Director de Informação da TVI nesse sentido, com data de 

19 de Março.  



 

2 

5. O queixoso argumenta que “[a] notícia em causa referia que eu era director da 

RNET quando o Freeport foi aprovado e construído dentro da RNET, que eu ainda 

dirijo a RNET e que a RNET foi alvo de buscas da PJ em 2005. Tudo isto é falso”.  

6. Acrescenta ainda o queixoso que “[q]uanto ao telefonema que supostamente me 

atribui o desabafo referido sobre atribuição de 500 mil euros será também falso, 

mas como está em segredo de justiça não me posso pronunciar”. 

7. Conclui o queixoso que “[e]stas mentiras deliberadas da TVI só podem ter como 

função tentarem-me dar o direito de resposta de modo a que obtenham a minha 

presença ao vivo, em mais uma abertura bombástica da TVI sobre o Freeport. Sabe 

a TVI, e os restantes jornalistas de outros órgãos de comunicação social, que eu não 

quero prestar declarações sobre o assunto enquanto o mesmo estiver sob 

investigação”. Em sequência, solicita a intervenção da ERC, no sentido de obrigar a 

“TVI a retractar-se” sem a sua presença em estúdio.  

 

II. Descrição da peça da abertura do Jornal Nacional de 20 de Março 

 

8. A peça de abertura da edição do Jornal Nacional de 20 de Março, uma sexta-feira, 

com duração de 03m18, foi consagrada ao caso Freeport. Segundo o texto de 

apresentação, um “alto responsável do Ministério do Ambiente associou logo em 

2005 José Sócrates a um recebimento ilícito de 500 mil contos para que licenciasse 

o Freeport”, sendo que essa informação teria sido obtida através de uma escuta 

telefónica gravada pelas autoridades. Identifica-se na mesma abertura esse alto 

responsável como sendo o “então director da Reserva do Estuário do Tejo”1. Em 

oráculo surgem as informações “Processo Freeport – Há indícios que associam José 

Sócrates desde 2005” e “Escuta de processo – ‘Vão mas é chatear o Sócrates, que 

ele é que recebeu os 500 mil’”. 

                                                             
1 É o seguinte o texto de apresentação da peça de abertura do Jornal Nacional de 20 de Março: “Um alto 

responsável do Ministério do Ambiente associou logo em 2005 José Sócrates a um recebimento ilícito de 

500 mil contos para que licenciasse o Freeport. Desde essa altura que devido a uma escuta telefónica há 

indícios de que o então ministro do Ambiente poderia estar envolvido em actos ilegais numa conversa 

telefónica gravada pelas autoridades. O então director da Reserva do Estuário do Tejo implicou José 

Sócrates. Também uma testemunha relata ter ouvido o agora arguido Manuel Pedro falar de um 

pagamento a José Sócrates. Todos estes indícios surgiram pois há mais de quatro anos.” 



 

3 

9. Segundo o enquadramento temporal fornecido na peça, os factos remontam a 

Fevereiro de 2005, quando “o gabinete do director da Reserva Natural do Estuário 

do Tejo foi alvo de buscas por parte da Polícia Judiciária”. No início da peça as 

imagens situam a acção na sede da RNET - Reserva Natural do Estuário do Tejo, 

sendo mostrados uma viatura e o logótipo desta instituição. Afirma-se em voz off: 

“Sem saber que estava com o telefone sob escuta, por ordem da juíza de instrução do 

processo Freeport, José Manuel Marques ditou para o processo um indício de crime 

contra o primeiro-ministro”. 

10. Sobre esta afirmação surge a imagem de um indivíduo, não identificado neste 

momento da peça, que alguém que segura um microfone da TVI aborda e interpela. 

A câmara acompanha o seu movimento desde a via pública até entrar num edifício; 

o indivíduo, sem desviar o olhar, caminha como se ignorasse a abordagem e não 

fala. 

11. No momento seguinte da peça são inscritas no ecrã ao lado de uma fotografia do 

primeiro-ministro e lidas por uma voz off as supostas declarações de José Manuel 

Marques captadas através da escuta telefónica, em 2005, e que, como referido 

supra, surgem também em oráculo:  

“Vão mas é chatear o Sócrates, que ele é que recebeu os 500 mil”. 

12. A voz off fornece elementos adicionais que relacionam José Manuel Marques ao 

processo Freeport ao declarar que este, “logo a seguir a José Sócrates, é para a 

polícia inglesa o segundo suspeito de ter recebido, solicitado ou facilitado 

pagamentos corruptos para autorizar a construção do Freeport em plena reserva 

natural, que de resto continua a dirigir.” 

13. Ao mesmo tempo é mostrada em grande plano uma lista de quatro nomes, 

juntamente com um documento encimado pela designação institucional Serious 

Fraud Office (a “polícia inglesa”), com a seguinte ordenação: 

“7. José Sócrates 

8. José Marques 

9. João Cabral 

10. Manuel Pedro” 



 

4 

14. Acto contínuo surge de novo a imagem do indivíduo descrito no parágrafo 10. Em 

oráculo, é agora identificado como “José Manuel Marques, Dir. Reserva Natural do 

Estuário do Tejo”. É mais nítida a abordagem e interpelação da TVI, enquanto o 

indivíduo caminha na via pública e entra no edifício da RNET. A câmara segue-o 

também já no interior deste edifício, no vestíbulo de entrada e quando sobe uma 

escadaria. Durante todo o percurso não responde às perguntas colocadas. Estas são 

apenas parcialmente audíveis e centram-se na declaração que está na origem da 

peça: 

“[palavra ininteligível] aquela escuta em que falava dos 500 mil para José 

Sócrates? Mas por que é que falou nisso na altura?” 

15. Ainda sobre as imagens do mesmo indivíduo a peça prossegue com a informação 

de que “uma testemunha denunciou ao Ministério Público o mesmo pagamento de 

500 mil. A secretária de Manuel Pedro, intermediário do negócio Freeport, agora 

constituído arguido…”. A peça fecha com a seguinte ideia síntese:  

“Logo no início da investigação o Ministério Público recebeu por duas fontes 

diferentes a denúncia de um pagamento de 500 mil envolvendo José Sócrates”. 

16. O indivíduo que a TVI aborda nesta peça é o Queixoso e as imagens subjacentes ao 

pedido de intervenção da ERC são as supra descritas nos parágrafos 10 e 14, que 

tiveram uma duração total de cerca de 40 segundos.  

 

III. Posição da Denunciada 

 

17. Tendo sido notificada para se pronunciar sobre a queixa, a TVI propugna que não 

tem razão o queixoso, começando por reiterar que “o conteúdo da notícia é 

absolutamente verdadeiro, foi investigado e confirmado por fontes de informação 

idóneas e com conhecimento circunstanciado e completo dos factos noticiados, 

tendo a TVI procurado obter o contraditório de todos os envolvidos, incluindo o 

queixoso.” 

18. Entende ser lícita a utilização da imagem do queixoso, “apesar da expressa falta de 

autorização”, notando que “a mesma é lícita e adequada face às circunstâncias que a 



 

5 

envolveram e atento o disposto no art.º 79.º do Código Civil, especialmente o seu 

n.º 2”.  

19. Argumenta o serviço de programas que o queixoso “desempenha um cargo público 

de responsabilidade, está envolvido ou foi envolvido no âmbito do denominado 

caso Freeport, as imagens captadas estão enquadradas num local público e estão 

inseridas em facto com manifesto interesse público”. 

20. Reitera que o queixoso “é mencionado nos diversos processos de investigação em 

curso sobre o referenciado caso, quer no português, quer no inglês” e que “a sua 

imagem é revelada a propósito da divulgação de factos que indiscutivelmente têm 

interesse público e jornalístico”. Sublinha que as imagens foram recolhidas em 

locais públicos de acesso não reservado.  

21. Conclui que, “ao contrário do que é referenciado pelo queixoso, já prestou 

declarações públicas sobre estes e outros assuntos, revelando por decisão própria a 

sua imagem”, sendo aquelas transmitidas, designadamente, nas edições do Jornal 

Nacional de 24 de Abril e de 8 de Maio de 2009.  

22. Em suma, considera a TVI que não violou qualquer direito do queixoso e que, 

atendendo a que este já aceitou revelar a sua imagem publicamente, a queixa “não 

faz qualquer sentido”. 

 

IV. Outras diligências 

 

23. No dia 1 de Outubro de 2009, foi realizada, nos termos do artigo 57.º dos Estatutos 

da ERC, aprovados pela Lei n.º 53/2005, de 8 de Novembro, uma audiência de 

conciliação, tendo estado presentes o mandatário da TVI e o queixoso.  

24. Nessa audiência, as partes dialogaram acerca dos contornos da queixa, tendo 

delineado oralmente um acordo que seria submetido pelo mandatário da TVI à 

direcção de informação do serviço de programas, para negociação e aprovação. 

Porém, e após várias contactos telefónicos e escritos, as partes não lograram 

alcançar um acordo que sanasse definitivamente o processo. 

 

 



 

6 

V. Análise e Fundamentação 

 

25. O queixoso considera ilícita e abusiva a captação e transmissão de imagens e de 

sons de que foi alvo pela TVI, uma vez que careceram da sua autorização, notando 

que não é uma figura pública e é apenas um técnico da RNET.  

26. Aponta, igualmente, falhas de rigor informativo no conteúdo da peça, qualificando 

como “falsos” um conjunto de factos, em particular aqueles que se referem à sua 

identificação, a saber, que era director da RNET quando o Freeport foi aprovado e 

que continua a ser titular desse cargo.  

27. Refira-se, antes de mais, que a tentativa da TVI de procurar obter a versão dos 

factos por parte do queixoso corresponde a uma praxis consentânea com o 

cumprimento do rigor informativo. Com efeito, este princípio pressupõe a 

apresentação clara e objectiva dos factos e a sua verificação, que passará, 

nomeadamente, pela audição das partes com interesses atendíveis (cfr. al. e), n.º 1, 

do art. 14.º do Estatuto do Jornalista e, no mesmo sentido, o ponto 1 do Código 

Deontológico do Jornalista).  

28. Por seu turno, acolhe-se como princípio geral e norteador que os visados nas 

notícias podem legitimamente prescindir do exercício do direito de defesa e 

remeter-se ao silêncio. Sempre que assim é, os envolvidos devem ter a consciência 

de que serão divulgados determinados factos que lhes dizem respeito, com uma 

configuração que omite aquela que seria a sua versão, por escolha própria (a este 

propósito, cfr. Deliberação 22/CONT-TV/2008, relativo ao programa “Você na 

TV!”). 

29. Feitas estas considerações iniciais, será necessário averiguar da licitude da recolha e 

exibição de imagens do queixoso sem a sua permissão, quando se dirigia para o seu 

local de trabalho, a Reserva Natural do Estuário do Tejo.  

30. A TVI reconhece a “expressa falta de autorização”, mas argumenta que a utilização 

das imagens foi “lícita e adequada”, notando, em primeiro lugar, que o queixoso 

“desempenha um cargo público de responsabilidade”.  

31. De facto, na peça pressupõe-se que José Manuel Marques dirigiu e continua a 

dirigir a RNET, como se constata pelas referências que lhe são feitas e pelo modo 



 

7 

como surge identificado em oráculo. Também as imagens transmitidas retratam o 

queixoso a dirigir-se para a sede do organismo que supostamente dirige. 

32. Porém, o queixoso desmente categoricamente ser, ou alguma vez ter sido, o director 

da Reserva Natural do Estuário do Tejo. Em edições posteriores do Jornal Nacional, 

José Manuel Marques é identificado, sim, como antigo vice-presidente do Instituto 

da Conservação da Natureza. 

33. Na edição do Jornal Nacional de 20 de Março, foram assim observadas 

incorrecções nos dados identificativos do queixoso, pelo que, neste aspecto, a peça 

padeceu objectivamente de falhas de rigor informativo. Além disso, estas 

incorrecções tornam equívoca a qualidade em que o Queixoso surge na peça e a sua 

eventual responsabilidade institucional, fragilizando a justificação da TVI de que a 

utilização das imagens terá atendido ao “desempenho de um cargo público de 

responsabilidade”. O rigor informativo, que constitui um dos princípios que 

historicamente orientam a prática jornalística, no sentido de dela resultar uma 

informação de conteúdo ajustado à realidade e com reduzido grau de 

indeterminação e de imprecisão, não foi, por isso, cabalmente observado, em 

violação al. a), n.º 1, do art. 14.º do Estatuto do Jornalista, que estabelece que 

constitui dever fundamental dos jornalistas “informar com rigor e isenção (…).” 

34. Atente-se, em segundo lugar, no argumento do operador de televisão que as 

imagens são enquadradas num local público sem acesso reservado.  

35. É um facto que as imagens captam o queixoso na via pública e também no interior 

de um organismo público, o que poderia levar a conclusão de que se aplicaria a 

excepção constante do art. 79.º, n.º 2, do Código Civil. No entanto, é também 

patente que o queixoso não foi filmado, como que acidentalmente, num espaço 

público. Ora, o Conselho Regulador entende que, por regra, é ilícita a divulgação 

de uma fotografia que, apesar de captada em lugar público, tem como principal 

objectivo retratar uma pessoa determinada e recognoscível. Para a aplicação da 

causa de exclusão da ilicitude de a imagem vir “enquadrada na de lugares públicos” 

– prevista no citado preceito do Código Civil –, deve ser patente ou notório o 

enquadramento do lugar público e a intenção de fotografar pessoas indeterminadas 



 

8 

ou irreconhecíveis (neste sentido, vide, nomeadamente, Capelo de Sousa, in “O 

direito geral de personalidade”, Coimbra, 1995,p. 327, nota de fim de página 826). 

36. Por outro lado, enuncia a TVI que a utilização das imagens está inserida em facto 

com manifesto interesse público, aplicando-se, mais uma vez, uma das excepções 

previstas no art. 79.º, n.º 2, do Código Civil.  

37. Convém salientar, antes de mais, que recai na esfera da autonomia e liberdade 

editoriais de um meio de comunicação social a selecção dos acontecimentos a 

transformar em notícia e a avaliação do seu interesse público e jornalístico. 

Ademais, relembre-se o importante papel do jornalismo, nas sociedades 

democráticas, de actuar como instância de vigilância dos vários poderes sociais e 

públicos, escrutinando a sua actividade e funcionamento, em cumprimento do 

direito à informação dos cidadãos (cfr. Deliberação 11 CONT-TV/2009, sobre o 

Jornal Nacional). Terá então de se determinar se, no presente caso, o interesse 

público e jornalístico atribuído ao assunto noticiado justificaria o uso de imagens 

do queixoso nos moldes descritos no ponto III e sem o seu consentimento.  

38. Para ponderar o interesse público dos factos noticiados como factor de legitimação 

da recolha e exibição das imagens em causa, ter-se-á de reflectir se aquele interesse 

ficaria lesado caso o operador de televisão tivesse optado por não apresentar o 

retrato do queixoso ou por apresentá-lo em moldes distintos. Recorde-se que, na 

referida peça de abertura do Jornal Nacional, as imagens do queixoso, sendo 

seguido pela TVI, são mostradas em dois momentos da peça, num total de cerca de 

40 segundos. Estas imagens mostram essencialmente alguém que não pretende 

fazer comentários ou que não o pretende fazer naquelas condições.  

39. A apresentação mais contida ou breve das imagens, ou a sua substituição por uma 

referência verbal da recusa, seria suficiente para habilitar o espectador com a 

informação de que aquele protagonista não quis prestar declarações sobre o assunto 

noticiado. As imagens consubstanciam uma espectacularização da recusa, não 

traduzindo um enriquecimento do conteúdo informativo da peça. Por conseguinte, 

poderá concluir-se que o interesse público da notícia não sairia diminuído com uma 

utilização prudente ou mesmo com a abstenção de utilização das imagens do 

queixoso.  



 

9 

40. Sublinha-se, finalmente, que o visionamento de edições posteriores do Jornal 

Nacional indicadas pela Denunciada comprova que o queixoso consentiu mais tarde 

em prestar declarações à TVI, nomeadamente, na edição de 24 de Abril de 2009, 

durante a segunda peça do alinhamento2, e na edição do de 8 de Maio, na terceira 

peça do alinhamento3. Tal decisão não anula obviamente a ilicitude, mormente por 

ausência de consentimento, na utilização das imagens a propósito da edição do 

Jornal Nacional em apreço.  

 

VI. Deliberação 

 

Tendo sido apreciada uma queixa de José Manuel Marques contra a TVI, em relação à 

peça de abertura do Jornal Nacional de 20 de Março, por alegada utilização ilícita de 

imagens e sons e por falhas no cumprimento do rigor informativo; 

Constatando que, na edição referida, se verificam incorrecções nos dados identificativos 

do queixoso que tornam equívoca a qualidade em que surge na peça, pondo em causa o 

rigor informativo; 

Reconhecendo que, apesar de as imagens captarem o queixoso na via pública e também 

no interior de um organismo público, é patente que a TVI se encontra neste local 

específico devido à presença do Queixoso aí, não tendo este sido filmado, como que 

acidentalmente, num espaço público; 

                                                             
2 É o seguinte o texto de abertura desta peça no Jornal Nacional de 24 de Abril de 2009: “Charles Smith acusa José 

Manuel Marques, o antigo vice-presidente do Instituto de Conservação da Natureza e também um dos principais 

suspeitos para a polícia inglesa de ter recebido também ‘luvas’ durante o processo de licenciamento do Freeport de 

Alcochete. Segundo Charles Smith, 1000 euros por mês durante um largo período de tempo terá sido a quantia paga 

para manter José Manuel Marques satisfeito. Satisfeito foi precisamente a palavra usada pelo escocês, já que era 

considerado ainda, segundo Smith, um homem perigoso. Charles Smith fala de uma guerra pessoal entre José 

Manuel Marques e José Sócrates, o que justificava os pagamentos. Isso mesmo consta do processo que está a ser 

investigado em Inglaterra”.  
3 Apresentam-se excertos do texto de abertura desta peça transmitida no Jornal Nacional de 8 de Maio de 2009: “E 

José Manuel Marques, o ex-vice-presidente do Instituto de Conservação da Natureza, e um dos principais suspeitos 

da política inglesa no caso Freeport, acusa José Sócrates enquanto ministro do Ambiente de o ter pressionado no 

chamado projecto do Abano (…). O caso chegou mesmo aos tribunais e acabou com José Manuel Marques afastado 

do Instituto de Conservação da Natureza e de todos os cargos no Ministério do Ambiente (…). Numa entrevista em 

exclusivo à TVI Marques admite ter denunciado irregularidades flagrantes que terá detectado no processo do 

Freeport mas garante que nunca recebeu ‘luvas’ para facilitar o seu andamento. Pela primeira vez admite ter 

trabalhado como consultor para a Freeport (…)”. 



 

10 

Recordando que é ilícita a divulgação de uma fotografia que, apesar de captada em 

lugar público, tem como principal objectivo retratar uma pessoa determinada e 

recognoscível; 

Considerando que o interesse público da notícia não sairia diminuído com uma 

utilização prudente ou mesmo com a abstenção de utilização das imagens do queixoso, 

sendo que o uso das imagens apenas favorecem a espectacularização da recusa daquele 

em prestar declarações, não contribuindo para o enriquecimento do conteúdo 

informativo da peça; 

Notando que a decisão do queixoso de posteriormente prestar declarações à Denunciada 

não anula a ilicitude, mormente por ausência de consentimento, na utilização das 

imagens na edição objecto de queixa; 

 

O Conselho Regulador, no exercício das atribuições e competências de 

regulação constantes, respectivamente, na alínea f) do artigo 7.º, na alínea d) do artigo 

8.° e na alínea a) do n.º 3 do artigo 24.º dos EstERC, delibera: 

 

1. Considerar procedente a queixa apresentada, por comprovada violação do 

direito à imagem e por desrespeito do dever do jornalista de relatar os factos 

com rigor e exactidão; 

2. Considerar reprovável tal actuação por parte da TVI e instar ao rigoroso 

cumprimento futuro das normas relativas aos direitos de personalidade, valores 

que entre nós beneficiam de tutela constitucional, criminal e civilística, e do 

dever de rigor jornalístico.  

 

Lisboa, 3 de Fevereiro de 2010 

 

O Conselho Regulador 
 

José Alberto de Azeredo Lopes 
Elísio Cabral de Oliveira 

Luís Gonçalves da Silva (abstenção) 
Rui Assis Ferreira 


