Deliberacao

ERC/2017/33 (CONTJOR-I)

Queixas de Miguel Rego Costa Soares de Oliveira e de Rita Abreu Lima contra o Correio

da Manhd pela publicagao do artigo “CM Dossié Investigagao: A Teia dos Vampiros” na

edi¢cao de 9 de janeiro de 2016, por alegada falta de rigor informativo, impossibilidade
de exercer o contraditério e ofensa ao bom nome

Lisboa
8 de fevereiro de 2017



ERC/01/2016/74 I t <

ENTIDADE REGULADORA
PARA A COMUNICACAO SOCIAL

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicagao Social

Deliberagdo ERC/2017/33 (CONTJOR-)

Assunto: Queixas de Miguel Rego Costa Soares de Oliveira e de Rita Abreu Lima contra o Correio da
Manhd pela publicagao do artigo “CM Dossié Investigacao: A Teia dos Vampiros” na edi¢do
de 9 de janeiro de 2016, por alegada falta de rigor informativo, impossibilidade de exercer

o contraditorio e ofensa ao bom nome
l. Queixas

1. Deram entrada na Entidade Reguladora para a Comunicag&o Social (doravante, ERC), em 13 e
15 de janeiro de 2016, duas queixas, respetivamente, de Miguel Rego Costa Soares de Oliveira e
de Rita Abreu Lima contra o jornal Correio da Manha, propriedade de Cofina Media, S.A, pela
publicagao do artigo “CM Dossié Investigacao. A Teia dos Vampiros”, na sua edi¢ao de sabado, 9
de janeiro de 2016, por alegada falta de rigor informativo, impossibilidade de exercer o
contraditério e ofensa ao bom nome.

2. Miguel Soares de Oliveira vem referir: «foram publicadas informacdes falsas que afectam o meu
bom nome e que facilmente teriam sido verificadas houvera o minimo de rigor jornalistico ou
tivesse eu sido contactado para as esclarecer, coisa que ndo fui, uma vez mais.».

3. 0 queixoso refere ainda ter exercido o direito de resposta relativamente a esta publicacao, o
qual foi publicado no dia 12 de janeiro de 2016, juntando cdpia do texto que veio a ser
publicado: «Porque na mesma sou citado, enquanto pessoa singular, citado enquanto sécio-
gerente de uma empresa e citado enquanto titular de cargo publico a data de alegados factos
mencionados (...)», identificando os pontos do artigo que considera falsos (documento que
integra a queixa). Assim, no texto de resposta refere os pontos que contesta, indica que
durante a presidéncia do INEM nunca participou nem assistiu a nenhuma ligacao com a
OCTAPHARMA; que a Unica relacao estabelecida com a familia Lalanda de Castro foi com a irma
do Paulo Lalanda de Castro, entao diretor de formagao do INEM, desde 2006; que nunca fez
qualquer contrato com a “ ILS”; que ndo identifica interesse jornalistico em descrever as

fungdes da sua mulher “na Administracao Interna”; que desconhece as razdes da suspensao do



ERC/01/2016/74 I t <

ENTIDADE REGULADORA
PARA A COMUNICACAO SOCIAL

seu colega; e refere que considera grave que «seja insinuado, sem esclarecimentos ou factos
“situagdes” no INEM. Que situacdes? Que meios do INEM foram desviados para uma empresa
que produz plasma? Isso sim seria uma noticia que leria com interesse...».

4. Rita Abreu Lima alega que «vem citado o meu nome sem eu ter qualquer ligacdo a este
processo indiciando ligacdes que nao existem, afectando o meu bom nome e que facilmente
caso a Sra. Jornalista em causa tivesse o cuidado, interesse e rigor jornalistico que se impdem

devendo ter-me contactado para qualquer esclarecimento, 0 que ndo aconteceu>.

Il.  Respostadodenunciado

5. 0Odenunciado apresentou oposicao.

6. 0 Correio da Manha defende que a jornalista Tania Laranjo age profissionalmente com «perfeito
cumprimento das obrigacdes legais que lhe sdo impostas>», nomeadamente em matéria de
deveres ético-deontolégicos «pautando o exercicio das suas fun¢des pelo rigor informativo e
objectividade que deve acompanhar o seu desempenho> (3.° ponto da defesa do jornal). E
afirma que a conduta da jornalista ndo foi «diferente neste caso, nem no momento em que
desenvolveu a investigacao jornalistica que deu origem aos artigos objecto dos presentes
autos» (4.° ponto, idem).

7. 0 diretor do jornal alega que a atividade jornalistica do Correio da Manha e da jornalista nao
poderao ser limitados, salvaguardados que estao pelos direitos constitucionais da «liberdade
de expressdo, de informacao e a liberdade de imprensa» (5.° ponto da resposta), e associa o
n.° 1 do artigo 7.° do Estatuto dos Jornalistas sobre «liberdade de expressao e de criagao dos
jornalistas» (6.° ponto, idem), transcrevendo o n.° 1 do artigo 12.° da mesma Lei: «os
jornalistas n3o podem ser constrangidos a exprimir ou subscrever opinides [...], [nem] a
desempenhar tarefas profissionais contrarias a sua consciéncia, nem podem ser alvo de
medida disciplinar em virtude de [...] tal recusa> (7.° ponto, ibidem).

8. Defende entdo que «a autora dos artigos procedeu a uma diligente investigacao jornalistica, da
qual decorreram todos os factos que integram o dossié [...]» (8.° ponto).

9. Alega ndo haver «duvidas que as empresas referidas nos artigos [...] estdo a ser objecto de
investigacao por alega[da] prética de crimes contra o Estado> (9.° ponto).

10. Por outro lado, a defesa do jornal argumenta que o Correio da Manhd nao foi 0 «Unico meio de
comunicagao social a divulgar noticias com o conteldo do dossié de investigagao “A Teia de

Vampiros™> citando os titulos, o primeiro retirado de uma publicagdo do “Observatério de



ERC/01/2016/74 I 2 <

ENTIDADE REGULADORA
PARA A COMUNICACAO SOCIAL

Prote¢ao de Dados Anonymous”: «Acusacdes gravissimas sobre o INEM> [— Instituto Nacional
de Emergéncia Médica], publicado em 4 de dezembro de 2015 e o segundo do / Online,
publicado em 15 de janeiro de 2014; «Chefe de Gabinete do MAI [Ministério da Administra¢o
Interna] demite-se ap6s ajuste directo a empresa sua», (documentos n.° 1 e n.° 2 indicados
nos 11.°e 12.° pontos).

11. O diretor do Correio da Manha alega que, considerados os direitos constitucionais em causa; 0
direito de informar e o direito & honra e ao bom nome, «as divulgag6es em apreciagao foram
feitas por forma adequada aos interesses em jogo e como tal, ndo configuram as mesmas, uma
pratica contraria de conduta diferente da devida> (16.° ponto].

12. Defende o jornal que «em causa estao um conjunto de artigos que relatam as varias ligacoes
existentes entre empresas privadas, designadamente do universo da Octapharma e varias
entidades publicas do nosso pais> (18.° ponto).

13. Alega que «a jornalista da simplesmente a conhecer um conjunto de actuacoes por parte de
varias entidades publicas, privadas e até particulares, [que] tém sido objecto de investigacdes
pela alegada pratica de crimes contra o Estado, nomeadamente pelo crime de trafico de
influéncias>» (19.° ponto).

14. Dai, conclui o Correio da Manhd, que «em momento algum é feita referéncia a pratica de
qualquer tipo de ilicio por parte dos Queixosos, nao sendo essa a intengado da pega publicada>
(20.° ponto).

15. Prossegue que é feita uma cronologia «com vista a dar a conhecer factos de elevado interesse
publico» e que «o Jornal “Correio da Manhd” limita-se a fazer um relato dos factos, da
actividade e dos nomes dos principais actores no ambito das relaces que sao dadas a
conhecer», citando as duas frases em que 0s nomes dos queixosos surgem: «terminada a
colaboragao de Nelson Pereira com a ILS, o contrato de consultoria passa para Miguel Sousa de
Oliveira, que também foi diretor do INEM» (22.° ponto] e «o «Contrato de Oliveira foi assinado
quando a sua mulher, Rita Abreu Lima, era chefe de gabinete do ministro da Administracao
Interna Miguel Macedo> (23.° ponto).

16. 0 Correio da Manhad defende que «destas afirmacdes nao resultam qualquer tipo de factos que
possam afectar o bom nome e a honra dos Queixosos, nem se compreende de onde resultam
as afirmagdes falsas que os Queixosos invocam» (24.° ponto).

17. Assim, «as varias investigacdes que sao de conhecimento publico e que envolvem as varias

entidades e personalidades que sao referidas nos artigos em causa» (25.° ponto] referem-se a



ERC/01/2016/74 I 2 <

ENTIDADE REGULADORA
PARA A COMUNICACAO SOCIAL

«factos que [...] extravasam a esfera dos Queixosos, assumindo, efectivamente, contornos de
elevadissimo interesse publico [...]» (28.° ponto).

18. Depois o Correio da Manhd argumenta que «a autora do dossié de investigacdao em causa,
veiculou os artigos de forma moderada [...] nunca imputando aos Queixosos a prética de
qualquer tipo de ilicito [..]» (30.° ponto], «nem s&o emitidos juizos de valor quanto aos
mesmos, apenas sendo mencionada a liga¢ao dos mesmos com a ILS, o INEM e com o Ministro
Paulo Macedo> (32.° ponto).

19. Sobre a reivindicacao de ofensa a reputagao, o Correio da Manhd responde que «nao faz
qualquer sentido os Queixosos virem alegar que o dossié de investigacao [...] violou a sua honra
e 0 seu bom nome, quando na verdade a referéncia ao nome dos Queixosos é feita apenas uma
vez e numa caixa de texto colocada no meio de varios artigos> (33.° ponto).

20. E comenta o jornal: «é curioso que os Queixosos se sintam ofendidos com uma simples
referéncia, no meio de artigos com informagdes de maior importancia e quando nao lhes é
imputada a pratica de qualquer ilicito» (34.° ponto), acrescentando que tal «serve apenas para
constatar que [...] Miguel Soares Oliveira, substituiu Nelson Pereira na dire¢do do INEM e que
[...] Rita Abreu Lima, era chefe do gabinete do ministro da Administracdo Interna, Miguel
Macedo> (35.° ponto), 0 que considera serem «factos que correspondem a verdade e que em
nada afectam a honra e bom nome dos Queixosos> (36.° ponto).

21. Além disso, sustenta o Correio da Manhd, no 38.° ponto da sua resposta, «a jornalista
preocupou-se em construir os artigos de maneira a certificar-se que os factos em relato,
estavam a ser fornecidos num formato de alegacao, e nao de afirmacao definitiva que nao
sujeitasse os factos a contraditério» (destaque do Correio da Manha).

22. Sobre a acusagao de impossibilidade de exercer o contraditério reclamada por cada um dos
queixosos, o Correio da Manhd responde, indiretamente, convocando uma relagao entre
«verdade da noticia» (40.° ponto), «objectividade, seriedade das fontes, isencdo e
imparcialidade do seu autor» (41.° ponto), por um lado, e a consulta de fontes de informagao
«"fidedignas, se possivel diversificadas [...], idéneas, diversas, controladas”, por outro (42.°
ponto — cita¢do do que indica ser a «posi¢do mais recente sobre o critério da verdade” ), que
garantissem a convicc¢ao da veracidade dos factos para a sua publicagao.

23. Assim, o Correio da Manhd alega que o artigo resultou da consulta e identificagao de «fontes

idoneas e fidedignas [...] que mereceram a maior credibilidade quanto as informagdes



ERC/01/2016/74 I 2 <

ENTIDADE REGULADORA
PARA A COMUNICACAO SOCIAL

prestadas tendo [a jornalista] considerado [..] que as informacdes que lhe haviam sido
prestadas eram verdadeiras» (43.° ponto).

24. Observa o diretor que «a jornalista acedeu a fontes oficiais, nomeadamente, as autoridades
encarregues das investigacdes em questao, as quais confirmaram grande parte dos factos
vertidos na noticia» (44.° ponto), através de «acesso a fontes de informacao oficiais |...]
perfeitamente legitimo> (45.° ponto), e a «fontes nao oficiais, tais como a enfermeira Ana Rita
Cavaco, cuja entrevista vem publicada no artigo» (46.° ponto)» e que «falou sobre a
necessidade de investigacdo dos “negécios da saude” (47.° ponto).

25. Para o caracter veridico das informagoes recolhidas contribuiu, segundo o Correio da Manhd,
serem «fontes diversificadas e préximas dos factos, as quais, transmitiram entre si relatos
perfeitamente coincidentes relativamente aos factos relatados, factores que permitiram a
jornalista interiorizar os factos transmitidos com verdadeiros> (48.° ponto).

26. 0 Correio da Manhd alega que a jornalista desenvolveu o que considera ser «uma auténtica
investigacao jornalistica», repetindo que o conseguiu pela consulta de «diversas fontes,
oficiais e nao oficiais» (49.° ponto) e «fidedignas, a maior parte das quais merecem a maior
credibilidade [...], depositando nelas a maior confianga> (50.° ponto). Argumenta que os factos
publicados «resultaram da conjugacao e confirmagdo da informagdo que foi facultada a
jornalista através das diversas fontes» (52.° ponto), pelo que, «de boa-fé, [os] reputou como
verdadeiros» (53.2e 55.° pontos).

27. Por fim, o Correio da Manhd distingue o que considera ser uma verdade em que assenta a
sentenca de «um tribunal que condena um determinado sujeito pela pratica de determinado
crime», de outra, a jornalistica, defendendo que esta é a que «devera valer para apreciagao
destes autos>» e a que estd «absolutamente presente nestas noticias>» (54.° ponto).

28. Pelo exposto, considera que a queixa «ndo é legitima, ndo devendo merecer procedéncia a
respetiva pretensao».

29. Termina alegando que o processo devera ser arquivado «por manifesta falta de fundamento»,

e sem qualquer contraordenacgao.

lll.  Descrigao do dossié



ERC/01/2016/74 I 2 <

30.

31.

32.
33.

34.

35.

36.

37.

38.

39.

40.

ENTIDADE REGULADORA

PARA A COMUNICACAO SOCIAL

As breves a que os queixosos se referem foram identificadas pela ERC como estando integradas
num conjunto de artigos, publicados na edi¢ao do jornal Correio da Manhd, de 9 de janeiro de
2016 (paginas 25 a 32), sob a designacao “CM DOSSIE”.

Por baixo desse titulo aglutinador, 1&-se “INVESTIGACAQ /A TEIA DOS VAMPIROS” e a manchete de
primeira pagina é “MINISTRO DA SETE MILHOES/A VAMPIROS DA SAUDE” (negrito, mailsculas e
paragrafo conforme jornal).

No interior do dossié sao publicados varios artigos.

No segundo paragrafo do artigo intitulado “Império de milhdes em teia de favores (paginas 26 e
27) o Correio da Manhd alude a empresa (ILS)- Inteligent Life Solutions, afirmando-se que
«também n3ao para de ganhar milhdes. A ILS, por exemplo, nasceu e cresceu a volta dos
contratos do Estado. E agora a principal ‘rival’ do INEM.»

Globalmente, os dozes artigos do dossié expdem alegados negécios no setor da saude,
promovidos pela compra de um componente do sangue (plasma), pelo Servico Nacional de
Saude, a empresa Octapharma.

0 presidente desta empresa é, por sua vez, descrito como possuidor de uma rede de contactos
composta por varios politicos.

Faz-se também referéncia a destruicdo de plasma de dadores voluntarios, pelo Estado/Servico
Nacional de Saude.

0 dossié alude a dinheiro atribuido por concurso publico a referida empresa, associadas e
parceiras, e integra um diagrama que explicita uma suposta rede entre varias empresas
(“LIGAGOES DAOCTAPHARMA”), implicando a existéncia de praticas ilicitas no ambito destes
negocios.

Refere-se: «estd em causa um pedido de Lalanda para que a ILS fosse beneficiada com o
reembolso de 1,8 milhdes em [VA, com base num documento falso; e também a aceleracao da
emissao de vistos para permitir a entrada dos cidadaos libios para serem tratados em varios
hospitais do Pais.» (trés Gltimos paragrafos do artigo, na pagina 27).

0 jornal especifica que «estdo em causa, por exemplo, varios casos de meios do INEM que terdo
sido desviados para situagdes que envolviam empresas do universo da farmacéutica
Octapharma de Lalanda de Castro».

Acerca do texto jornalistico que contém referéncias aos queixosos Miguel Soares Oliveira e a Rita

Abreu Lima, a ERC conclui que:



ERC/01/2016/74 I 2 <

Iv.
41

42.

ENTIDADE REGULADORA
PARA A COMUNICACAO SOCIAL

a) As referéncias sdo publicadas nas breves incluidas numa caixa de texto designada como
“PORMENORES’, e publicadas ao centro da metade inferior da pagina 30.

b) A primeira breve intitulada «?5 mil euros» alude a criagdo de uma empresa por Nelson
Pereira, a ILS, na sequéncia da sua saida no INEM, e a assinatura de um contrato de
consultora com a “ARSLVT” pelo valor de 75 000 euros. As duas breves seguintes, onde
surgem os nomes dos queixosos sao intituladas «Consultadoria>» e «Mulher no governo>.

c) Em “Consultadoria”, o Correio da Manhd afirma que «terminada a colaboragdo de Nelson
Pereira com a ILS, o contrato de consultoria passa para Miguel Sousa de Oliveira, que
também foi diretor do INEM.»; e, a seguinte, sob o titulo “Mulher no governo” refere que
«contrato de Oliveira foi assinado quando a sua mulher, Rita Abreu Lima, era chefe de
gabinete do ministro da Administragao Interna Miguel Macedo>.

d) Areferéncia a Miguel Soares Oliveira figura ainda na nona de 11 breves na caixa da pagina
32, sob o titulo «CUMPLICIDADES>. Ai é dito, sobre o anterior dirigente do Instituto Nacional
de Emergéncia Médica, ao qual o queixoso veio a suceder, que «ao criar a ILS com Lalanda
de Castro, aproveitou tudo o que foi legislado para formacao e programa de DAE
[Desfibrilhagdo Automatica Externa], tornando a ILS numa espécie de ‘mini-império’ nesta

area» (transcrita no ponto 30 desta proposta de deliberaco).

Audiéncia de Conciliagao

. Tratando-se de uma queixa, ao abrigo do disposto no artigo 55.° e seguintes dos Estatutos da
ERC, as partes foram convocadas para uma audiéncia de conciliagdo, nao tendo contudo sido
possivel obter acordo. Assim, ndo tendo sido alcangado acordo, o processo segue a tramitagao

habitual destes procedimentos, ao abrigo dos artigos 57.° e 58.° dos Estatutos da ERC.

Andlise e fundamentagao
Comeca por se referir que, de acordo com o disposto nos Estatutos da ERC, recai sobre esta
entidade o dever geral de assegurar o livre exercicio do direito a informacao e a liberdade de
imprensa; bem como a obrigacao de assegurar a protecao dos direitos de personalidade

individuais sempre que 0s mesmos estejam em causa, no ambito da atividade de



ERC/01/2016/74 I t <

ENTIDADE REGULADORA
PARA A COMUNICACAO SOCIAL

comunicagao social sujeita a regulagdo, nos termos dos artigos artigo 6.°, alinea b), 7.9, alineas
d) ef), 8.0, alineas a) ed), e 24.% n.° 3, alinea a}, todos dos Estatutos da ERC".

43. Esclarece-se ainda, como ponto prévio, que a atuagao de ERC incide apenas sobre o 6rgao de
comunicagao em causa [ar‘(igo 6.° dos Estatutos da ERC), ndo |he cabendo pronunciar-se
sobre as questoes respeitantes ao cumprimento dos deveres dos jornalistas individualmente
considerados, que sdo da competéncia da Comissao da Carteira Profissional de Jornalista.

44. A ERC também ndo é competente no que respeita a factos que possam revestir natureza
criminal, ndo cabendo a ERC tal apreciagao.

45. Na presente situagdo, esta em causa uma peca publicada no jornal Correio da
Manhd composta por varios artigos, incluindo as duas breves em que é feita
referéncia aos queixosos.

46. Assim sendo, comeca por se salientar que a liberdade de expressao e informagao
estd inscrita no quadro dos direitos, liberdades e garantias pessoais com assento
constitucional, assim como em varias declaracdes internacionais de direitos; a
liberdade de imprensa encontra-se consagrada no artigo 38.° da Constituicao da
Republica Portuguesa (C.R.P). Nao é, porém, um direito absoluto, quando esta em
causa a salvaguarda de outros direitos ou interesses constitucionalmente
protegidos®.

47. Os referidos direitos tém igualmente prote¢do constitucional (artigo 26.° n.° 1 da
C.R.P), e encontram-se previstos no Cédigo Civil, enquadrando-se no &mbito dos
direitos de personalidade (artigo 70.° e seguintes).

48. Em conformidade com a previsdo constitucional, o artigo 3.° da Lei de Imprensa®
estabelece que a liberdade de imprensa se encontra sujeita a limites que visam
assegurar «o rigor e a objetividade da informacao, a garantir os direitos ao bom
nome, a reserva da intimidade da vida privada, a imagem e a palavra dos cidadaos
e adefender o interesse publico e a ordem democratica».

49. Desse modo, os direitos de informacao e de livre expressao podem sofrer
restricdes, necessdarias a coexisténcia, em sociedade democratica, de outros

direitos.

! Aprovados pela Lein.° 53/2005, de 8 de novembro.

2 A propésito da tensdo entre liberdade de expressdo e informacdo e direitos de personalidade, conferir
compilagdo de jurisprudéncia do Supremo Tribunal de Justica em <http://www.stj.pt/ficheiros/jurisp-
tematica/liberdadeexpressaodtospersonalidade2002-2010.pdf>.

3 Lein.° 2/99, de 13 de janeiro, com as alteracdes introduzidas pela Lei n.° 18/2003, de 11 de junho




ERC/01/2016/74 I t <

ENTIDADE REGULADORA
PARA A COMUNICACAO SOCIAL

50. Os queixosos vém alegar a falta de rigor, remetendo-se uma vez mais para o citado
artigo 3.° da Lei de Imprensa, que impde a observancia do rigor da informagao,
realcando-se que a sua verificagao ndo corresponde ao apuramento da veracidade
dos factos (verdade material).

51. Segundo as autoras Maria Manuel Bastos e Neuza Lopes: «0 rigor da informacao
pressupde a apresentacgao clara e objectiva dos factos, a sua verificacao, 0 que
impde, nomeadamente, a audi¢cao das partes com interesses atendiveis. O rigor
tem ainda como pressuposto a separacao de factos e opinides, a identificagao,
como regra, das fontes de informacao e a atribuicao das opinides recolhidas aos
respetivos autores»*.

52. Salienta-se ainda que se impbe como regra deontoldgica fundamental do
jornalismo a confrontacao de versdes e opinides sobre as matérias tratadas,
exigindo-se o apuramento da sua veracidade, com recurso a fontes idéneas,
diversificadas e controladas (Cf. artigo 14.°, n.° 1, alinea e) do Estatuto do
Jornalista® e ponto 1 do Cédigo Deontoldgico dos Jornalistas]).

53. Deste modo, estes profissionais obrigam-se a verificar a veracidade e credibilidade
da matéria que publicam, e com superior afinco, se nao obtém o contraditério por
parte dos visados com vista a equilibrar as versdes apresentadas.

54. No que respeita ao direito ao bom nome, cuja violagao também é alegada nas
queixas: 0 bom nome respeita a imagem publica de alguém, ao apreco social do
individuo que pode ser violado «(...] quando se promovem juizos que levantem
suspeitas, interrogacdes lesivas ou manifestacées de desprezo sobre o visado»®.

55. Na presente situagdo destacam-se referéncias aos queixosos em duas breves
publicadas nessa edigao (veja-se ponto 40 deste documento).

56. Comecando pela analise do rigor, ha que apurar varios aspetos, entre 0s quais, a
identificacdo das fontes consultadas e se o exercicio do contraditério que foi
garantido.

57. Comeca por se constatar que as referéncias aos nomes dos queixosos sao factuais
e verdadeiras - 0 que para o jornal Correio da Manha parece ser suficiente para que

a sua divulgacado nao seja atentatéria da sua honra e bom nome.

4 Maria Manuel Bastos e Neuza Lopes, Comentario 3 Lei de Imprensa e ao Estatuto do Jornalista, pag.22, Coimbra
Editora.

*Lein.? 1/99, de 01 de Janeiro, na versdo dada pela Rect. n.° 114/2007, de 20 de dezembro.

® Maria Manuel Bastos e Neuza Lopes, Comentdrio & Lei de Imprensa e ao Estatuto do Jornalista, pag.25



ERC/01/2016/74 I 2 <

ENTIDADE REGULADORA
PARA A COMUNICACAO SOCIAL

58. Ora, ainda que se aceite a sua exatiddao, nomeadamente por 0s cargos
profissionais identificados e o vinculo matrimonial dos queixosos corresponderem
a factos verdadeiros, portanto identificados como rigorosos num angulo
informativo, verifica-se ainda que a peca inclui outros elementos, os quais sao
contestados pelo queixoso.

59. Acresce que, a divulgacao de determinados dados (mesmo que verdadeiros), como
seja a identidade dos queixosos (apenas em razdo dos cargos exercidos) junto a
descri¢ao das alegadas praticas ilicitas, imputadas a pessoas que se encontram a
ser investigadas pelas autoridades portuguesas ndo apresenta interesse
jornalistico, podendo ainda ter por efeito a associagao dos queixosos a tais
praticas por parte dos leitores.

60. Com efeito, a relevancia de saber que Miguel Soares Oliveira teve fungdes de
dirigente no INEM, e que, designadamente, na sequéncia do fim da colaboragao de
anterior dirigente «o contrato de consultadoria» passou para si, 0 que é
transmitido num contexto de suspeitas e ddvidas sobre os negdcios da empresa
ILS, no dossié de investigacao, é lesivo do seu bom nome, por existir uma
associacao, mesmo que apenas contextual, entre as suas funcdes e alegadas
praticas ilicitas identificadas.

61. Do mesmo modo, o seu vinculo matrimonial a queixosa, antecedido na breve pelo
titulo “Mulher no governo” (a queixosa é referida naquela breve, transcrita no ponto
30 desta proposta de deliberacdo), sugere a existéncia de uma ligacdo entre os
negocios objeto de referéncia no dossié e o cargo desempenhado por Rita Abreu
Lima, ficando a pairar a divida sobre qual é a sua intervengao nas suspeitas sobre
0 entdo ministro da Administracao Interna, antigo advogado da Octapharma, de
que era chefe de gabinete, e sendo esposa do antigo diretor do INEM e atual
consultor da ILS, empresa do grupo Octapharma.

62. A falta de contextualizacao precisa dos factos que o Correio da Manhd vem
reclamar serem verdadeiros, impede o rigor informativo.

63. Além disso, apesar de o Correio da Manhd, no 38.° ponto da resposta do jornal,
argumentar que manteve o texto da noticia «num formato de alegacdo>, nao
utiliza as convengbes da escrita jornalistica em que as afirmagdes sao

antecedidas por expressdes como “alegado/a” ou “suspeito/a de”.

10



ERC/01/2016/74 I t <

ENTIDADE REGULADORA
PARA A COMUNICACAO SOCIAL

64. Em relacao as fontes de informacao, o Correio da Manhd afirma terem sido
consultadas «fontes oficiais [...] e no oficiais» para redigir o dossié que motiva as
queixas.

65. Mesmo a citagdo de outras fontes de informacao ndo afastaria o jornal da
obrigacao de permitir aos queixosos o exercicio do contraditério, pois eles sao
implicados nas acusagdes ou suspeitas referidas nas breves e no dossié de
investigacao. Portanto, os queixosos tém o direito de serem ouvidos pelo jornal
(note-se alids que o queixoso refere que foram prestadas informacges falsas). Ao
Correio da Manhd cumpriria ter pelo menos tentado ouvir 0s queixosos.

66. E sobre este ponto, refere o queixoso que ndo houve lugar ao contraditério,
indicando que nao foi contactado pelo jornal.

67. E sabido que nos trabalhos jornalisticos acerca de casos sob investigacéo policial
ou que se encontram em segredo de justica, as fontes parcialmente identificadas
sao um recurso dos meios de comunica¢ao social para garantir 0 acesso a
informacao e exercer o direito de informar. Novamente, por estas mesmas razoes,
o Correio da Manhd estava consciente das fragilidades inerentes as breves,
nomeadamente dada a impossibilidade de revelar todos os aspetos da
investigacao policial e do processo judicial, bem como da forma de contacto com
as informacdes, pelo que tinha o dever de consultar as partes implicadas nas
acusacoes e suspeitas publicadas nas mesmas.

68. Da queixa e da andlise das breves em que 0s queixosos sao implicados verifica-se
que nao houve tentativa de ouvir a sua posicdo acerca das situagées em que sao
envolvidos, dada a auséncia de indicacdo no artigo e tendo ainda em atengao o
teor da queixa; notando-se ainda que um dos queixosos refere que parte dos
factos enunciados eram falsos, conforme expde no texto que junta como direito de
resposta (que integra a queixa).

69. Quanto a alegada ofensa do bom nome de Miguel Oliveira Costa e de Rita Abreu
Lima verifica-se que as referéncias incluidas no dossié do Correio da Manha
resultam dubias e por essa razdo passiveis de prejudicar o bom nome dos
queixosos, na medida em que surgem associadas a suspeitas que incidem sobre
outras pessoas e que, segundo o0 jornal, correspondem a acusacdes ja

formalizadas pelo Ministério Publico.

11



ERC/01/2016/74 I 2 <

ENTIDADE REGULADORA
PARA A COMUNICACAO SOCIAL

70. Portanto, ainda que o Correio da Manhd alegue que a jornalista redigiu a noticia com a convicgao
de estar a relatar factos verdadeiros, deve ter-se em atengao, em primeiro lugar, que os factos
podem ser verdadeiros, mas, ainda assim, o texto jornalistico ser ofensivo do bom-nome dos
queixosos; nao podendo o jornal ignorar que os queixosos Miguel Soares Oliveira e de Rita Abreu
Lima sdo implicados nas duas breves integradas no dossié, referentes a irregularidades
relacionadas com a empresa ILS.

71. Assim, a referéncia a que Miguel Soares Oliveira foi presidente do INEM e que, na sequéncia do
fim da colaboragao do anterior dirigente, «o contrato de consultadoria>» passou para si (0 que é
transmitido num contexto de suspeitas e ddvidas sobre os negdcios da empresa ILS, no dossié
de investigacao] € lesiva do seu bom nome, por existir uma associagdo, mesmo que apenas
contextual, entre as suas fungdes e praticas ilicitas alegadamente identificadas, sem qualquer
suporte factual.

72. 0 exercicio de fungdes de dirigente em organismo no qual se identificaram praticas sob
investigacdo nao permite ao jornal transferir para 0 mesmo suspeitas e insinuagdes, mesmo
que indiretas, relacionadas com a sua atuacao enquanto dirigente. Desse modo, o nome do
queixoso Miguel Rego Costa Soares de Oliveira fica afetado, atendendo a que se equaciona uma
ligacao entre a investigacao e a sua conduta enquanto presidente do INEM.

73. E 0o mesmo se diga relativamente a queixosa, Rita Abreu Lima, a qual se vé implicada na breve
referente a tais investigacdes, sem que se detete qualquer interesse na sua identificagao, no
ambito do direito a informag&o (visto que da breve resulta que é casada com o queixoso e que
exercia fungdes em gabinete ministerial, nao sendo no entanto referido nada em concreto sobre
sino que respeita aos factos em investigacao).

74. Portanto, ainda que o Correio da Manhad alegue que a jornalista redigiu a noticia com a convicg¢ao
de estar a relatar factos verdadeiros, as suspeitas explicitadas e as ddvidas implicadas nas
“breves”, estdo em interligagdo com todo o dossié. Registe-se que, algumas delas, no dia da
publicagdo, j& teriam sido formalizadas pelo Ministério Publico (Departamento Central de
Investigacao e Acao Penal/DCIAP), o que afeta o bom nome e reputacao dos queixosos.

75. Postas as consideragdes supra, entende-se que o jornal Correio da Manhd na forma como expos
a matéria, ndo acautelou, com a devida diligéncia, o equilibrio da informagao e desrespeitou as
obrigacoes referentes ao rigor informativo e exercicio do contraditério, revertendo tudo isto na

ofensa do bom-nome dos queixosos Miguel Rego Costa Soares de Oliveira e Rita Abreu Lima.

12



ERC/01/2016/74 I t <

ENTIDADE REGULADORA
PARA A COMUNICACAO SOCIAL

VI.  Deliberagdo

Tendo analisado duas queixas, apresentadas por Miguel Rego Costa Soares de Oliveira e Rita Abreu
Lima, contra o Correio da Manhd, pela publicacao do conjunto de artigos intitulado «CM Dossié
Investigacao: A Teia dos Vampiros>» na edicao de 9 de janeiro de 2016, por alegada falta de rigor
informativo, impossibilidade de exercer o contraditério, e ainda ofensa do bom nome dos queixosos;

Verificando-se que, incluindo a publicacdo em causa acusagdes e suspeitas, as quais 0S queixosos
surgem associados, sem que o jornal tenha tentado sequer ouvir a posicao dos mesmos acerca das
situacdes em que sao envolvidos, violando assim a obrigacao de exercicio do contraditério;

Tendo em atencdo que a falta de contextualizagdo precisa dos factos na peca interfere na
compreensao e alcance da mesma, e nessa medida, no cumprimento do rigor informativo; de afetar
0 bom-nome dos queixosos Miguel Rego Costa Soares de Oliveira e Rita Abreu Lima;

Entende-se que o jornal Correio da Manhd na forma como exp6s a matéria, nao acautelou, com a
devida diligéncia, o equilibrio da informacdo e desrespeitou as obrigacdes referentes ao rigor
informativo, revertendo tudo isto na ofensa ao direito ao bom-nome dos queixosos Miguel Rego
Costa Soares de QOliveira e Rita Abreu Lima; em violagao do artigo 3.° da Lei de Imprensa.

Atendendo a que as breves contém referéncias aos queixosos e suspeitas que afetam as
instituicdes e pessoas a que estao ligados 0s queixosos, sem que tenha sido observado o
contraditério;

Tendo em atencdo que a falta de contextualizacdo precisa dos factos na peca interfere na
compreensao e alcance das breves, e nessa medida, no cumprimento do rigor informativo;
revertendo tudo isto na ofensa do bom-nome dos queixosos Miguel Rego Costa Soares de Oliveira e
Rita Abreu Lima.

Entende-se que o jornal Correio da Manhd na forma como exp6s a matéria, nao acautelou, com a
devida diligéncia, o equilibrio da informacdo e desrespeitou as obrigacdes referentes ao rigor
informativo e exercicio do contraditério, revertendo tudo isto na ofensa do direito ao bom nome dos
queixosos Miguel Rego Costa Soares de Oliveira e Rita Abreu Lima, em violag¢ao do artigo 3.° da Lei de
Imprensa.

0 Conselho Regulador, no exercicio das atribuicdes e competéncias de regulacao constantes dos
artigos 7.°, alineas d) e f); 8.2, alineas a) e d), e 24.°,n.° 3, alinea a}, dos Estatutos da ERC, aprovados
pela Lei n.° 53/2005, de 8 de novembro, considera procedente a queixa contra o Correio da Manha,

propriedade de Cofina Media, S.A., por violagao do contraditdrio, rigor informativo e ofensa ao bom-

13



ERC/01/2016/74 I t <

ENTIDADE REGULADORA
PARA A COMUNICACAO SOCIAL

nome dos queixosos Miguel Rego Costa Soares de Oliveira e Rita Abreu Lima, violando dessa forma

o artigo 3.° da Lei de Imprensa.
Lisboa, 8 de fevereiro de 2017
0 Conselho Regulador da ERC,
Carlos Magno
Alberto Arons de Carvalho

Luisa Roseira

14



