
 

 
 

 

 

Deliberação  

ERC/2024/472 (CONTJOR)  

 

 

Procedimento sobre eventual falha no cumprimento do dever de 
rigor informativo pelo jornal Roda Viva na notícia “Autarquia vai 
gastar 75 mil euros para ‘serviços de vídeo’ em ano de eleições” 

 
 
 
 
 
 
 

Lisboa 
25 de setembro de 2024



   

1 

 

500.10.01/2024/352 
EDOC/2024/6964 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação ERC/2024/472 (CONTJOR) 

 

Assunto: Procedimento sobre eventual falha no cumprimento do dever de rigor informativo 

pelo jornal Roda Viva na notícia “Autarquia vai gastar 75 mil euros para ‘serviços de 

vídeo’ em ano de eleições” 

 

I. Enquadramento 

1. Foi apresentado à Entidade Reguladora para a Comunicação Social (doravante ERC), 

pela presidente da Câmara Municipal de Arouca, um recurso por denegação do direito 

de resposta e retificação pelo jornal Roda Viva relativo à notícia com o título 

“Autarquia vai gastar 75 mil euros para ‘serviços de vídeo’ em ano de eleições”. A peça 

foi publicada na edição impressa de dia 8 de agosto de 2024, com destaque de 

primeira página e desenvolvimento na página 5 da edição, estando também disponível 

online com data de 31 de julho. 

2. Uma vez que, no requerimento inicial do referido recurso, além das considerações 

relativas à denegação do direito de resposta e retificação, constam também 

considerações sobre o rigor informativo da notícia visada, foi decidida a abertura de 

dois procedimentos, com tramitação e instrução autónomas.  

3. Assim, por um lado, foi apreciado o recurso por alegado incumprimento ilícito do 

direito de resposta e retificação, tendo o Conselho Regulador deliberado sobre o 

direito de retificação da Câmara Municipal de Arouca, impondo a sua publicação pelo 

jornal Roda Viva nos termos da lei1. 

4. Por outro, no presente procedimento, analisa-se o alegado incumprimento do dever 

de rigor informativo. 

                                                      
1 Ver Deliberação ERC/2024/441 (DR-I). 



   

2 

 

500.10.01/2024/352 
EDOC/2024/6964 

5. Nesta vertente, a queixosa argumenta que a peça em crise «contraria ainda a 

informação que consta da ata da reunião de 2 de julho último e que mencionam na 

notícia, na qual é explícito que ainda se estava a lançar o procedimento de consulta 

prévia para contratação de serviços de vídeo, e não a proceder-se à respetiva 

adjudicação, e se listavam as entidades a convidar para efeitos de apresentação de 

proposta».  

6. Alega-se também que «tem sido apanágio desse jornal, e contrariando os princípios 

deontológicos que norteiam a atividade jornalística, optar por não contactar esta 

autarquia, aquando da elaboração da notícia falsa que publicaram». 

7. Acrescenta-se no recurso em referência a seguinte informação:  

«1. O valor da proposta aprovada relativa à prestação de serviços de vídeo 

é de 35 mil euros e não 75 mil euros, como V. Exas. erradamente referem. 

2. A proposta de adjudicação foi aprovada em reunião de Câmara de 6 de agosto 

corrente». 

 

II. Posição do jornal Roda Viva 

8. Notificado para se pronunciar relativamente à falha de rigor informativo, o 

responsável do jornal Roda Viva veio, desde logo, «apresentar [a nossa] veemente 

contestação a um ‘processo’ caricato e fundado em alegações falsas e já 

profusamente respondidas no procedimento paralelo de alegada denegação ilícita do 

direito de resposta2 (…), reforçando que «o RODA VIVA jornal pratica jornalismo de 

forma altruísta com equipa totalmente voluntária há 35 anos, mas sempre fundado 

em princípios de rigor informativo e de confiança para os nossos milhares de leitores 

e assinantes». 

9. O jornal Roda Viva vem expor que: 

 «construiu a notícia com base em documento oficial e de acesso público 

[ata de reunião do executivo municipal], tendo recolhido na altura a 

                                                      
2 A ERC adotou em 11 de setembro de 2024 a deliberação correspondente ao referido procedimento: 
Deliberação ERC/2024/441 (DR-I). 



   

3 

 

500.10.01/2024/352 
EDOC/2024/6964 

informação que considerou necessária e suficiente para esclarecer a 

população do concelho de Arouca»;  

 «As ‘partes com interesse atendíveis’ estão representadas e veiculadas na 

peça: nela se explana que o executivo propôs e aprovou por maioria uma 

deliberação conducente à realização de um concurso público de 

adjudicação de um serviço, e a oposição decidiu em sentido contrário e 

deixou pronúncia redigida em ata»; 

 «O RODA VIVA jornal apenas deu nota pública da decisão da Câmara 

Municipal e das consequências que a mesma gerou num órgão político 

colegial». 

10. Conclui o jornal Roda Viva que «não há qualquer falta de rigor informativo, e quem o 

afirma e alega poderá responder por ilícito difamatório em sede judicial caso se 

venham a apurar danos reputacionais a este OCS, que tem uma equipa amadora, mas 

aguerrida na defesa do interesse público [sublinhado do original]». 

 

III. Descrição 

11.  O jornal Roda Viva tem periodicidade mensal. A peça jornalística intitulada “Autarquia 

vai gastar 75 mil euros para ‘serviços de vídeo’ em ano de eleições” foi publicada em 

suporte papel no dia 8 de agosto de 2024, com destaque de primeira página e 

desenvolvimento na página 5, estando também disponível online com data de 31 de 

julho. 

12. Na notícia refere-se: «Uma proposta de adjudicação recente lançada pelo Município 

de Arouca – ‘Contratação de Serviços de Vídeo’ – para vigorar durante um ano e a 

totalizar 74.800 euros (preço base + IVA) e cobrir 1000 horas de produção, sendo 

antecedida de procedimento de Consulta Prévia, mereceu o voto contra dos três 

vereadores da oposição (Vítor Carvalho, Helena Rodrigues e Célia Alves), que deixaram 

declaração na acta da reunião quinzenal», datada de 02 de julho de 2024. 

13. A peça cita as declarações de voto que os vereadores da oposição deixaram em ata e 

nas redes sociais, com referência ao valor de lançamento do procedimento de 



   

4 

 

500.10.01/2024/352 
EDOC/2024/6964 

contratação pública, considerando tratar-se de «valores exorbitantes» e que outras 

prioridades se sobreporiam àqueles serviços. 

14. Conforme se reconhece no texto do recurso enviado à ERC, «entretanto no site do 

jornal, este publicou notícia com informação correta da adjudicação». A peça referida 

é datada de 09 de agosto de 2024, o dia seguinte à publicação da edição impressa 

acima citada, e apresenta o título: “Vídeos: Adjudicada proposta para executar serviço 

por 35 mil euros”3. Aqui se dá conta de que «o procedimento de Consulta Prévia que 

a autarquia aprovou na reunião do executivo de 2 de Julho, relativo à ‘Contratação de 

Serviços de Vídeo’, com um valor estimado de 74.800 euros (+ IVA) – ver extracto da 

acta em anexo, findou esta semana com a adjudicação da proposta com o valor mais 

baixo. Segundo informou a Câmara Municipal em comunicação enviada ontem ao 

RODA VIVA, o valor da proposta aprovada é de 35 mil euros (…), decisão confirmada 

na reunião da tarde de 6 de Agosto». 

15. Esta peça inclui uma ligação para a notícia sobre a matéria publicada anteriormente e 

reproduz a ata da reunião de 02 de julho em que a autarquia aprova a contratação de 

serviços de vídeo fixando o valor estimado do contrato e o preço base do serviço em 

€74.800 para mil horas de conteúdos de vídeo ou um ano de serviços, «tendo como 

referência valores de mercado, obtidos através de uma consulta preliminar ao 

mercado». Nesta mesma ata pode ler-se que foi fixado o caderno de encargos e que 

foram convidadas a apresentar proposta para execução do serviço quatro 

fornecedores. 

 

IV. Análise e fundamentação 

16. O procedimento em apreço relaciona-se com a alegada falha de rigor informativo e 

ausência de audição das partes com interesses atendíveis na notícia do jornal Roda 

Viva com o título “Autarquia vai gastar 75 mil euros para ‘serviços de vídeo’ em ano 

de eleições”, anteriormente descrita.  

                                                      
3 https://rodaviva.pt/videos-adjudicada-proposta-para-executar-servico-por-35-mil-euros/ 

https://rodaviva.pt/videos-adjudicada-proposta-para-executar-servico-por-35-mil-euros/


   

5 

 

500.10.01/2024/352 
EDOC/2024/6964 

17. A ERC analisa o presente procedimento ao abrigo das atribuições e competências 

estabelecidas nos seus Estatutos4, designadamente a alínea d) do artigo 7.º, as alíneas 

a) e j) do artigo 8.º e alíneas a) e c) do n.º 3 do artigo 24.º. 

18. Importa referir que, de acordo com a lei5 que regula a atividade de imprensa, «[a] 

liberdade de imprensa tem como únicos limites os que decorrem da Constituição e da 

lei, de forma a salvaguardar o rigor e a objectividade da informação, a garantir os 

direitos ao bom nome, à reserva da intimidade da vida privada, à imagem e à palavra 

dos cidadãos e a defender o interesse público e a ordem democrática».  

19. Por sua vez, o exercício do jornalismo obriga ainda ao cumprimento de um conjunto 

de normas deontológicas, traduzidas em deveres previstos no Estatuto do Jornalista6. 

O dever de rigor encontra-se estabelecido no artigo 14.º, n.º 1, alínea a) e o dever de 

audição das partes com interesses atendíveis é definido na alínea e) dos mesmos 

número e artigo. A retificação de incorreções e imprecisões imputáveis ao jornalista é 

um dever que consta no artigo 14.º, n.º 2, alínea b). 

20. Analisadas as informações disponíveis sobre a matéria noticiada pelo jornal Roda Viva, 

não restam dúvidas de que o preço base para chamada à apresentação de propostas 

fixado pela autarquia corresponde sensivelmente àquele que consta na peça noticiosa 

publicada pelo jornal, primeiro na edição online e depois na impressa. 

21. Assente este ponto, sempre há que olhar para a construção da peça noticiosa que é 

objeto de contestação. O jornal publicou um título assertivo, dando por certo que o 

montante de adjudicação seria o estimado e fixado como preço base para o serviço a 

contratar, desconsiderando o grau de incerteza acerca do desfecho do procedimento 

e o montante que efetivamente teria a adjudicação. 

22. Lido isoladamente, o título transmite a mensagem de que é facto consumado que a 

autarquia gastará o montante apontado, o que depois não se veio a confirmar. 

23. Porém, é de salientar que essa mesma falha foi sanada em tempo útil pelo jornal dado 

que, assim que tomou conhecimento do valor da adjudicação, noticiou essa mesma 

                                                      
4 Ver Lei n.º 53/2005, de 08 de novembro. 
5 Ver Lei n.º 2/99, de 13 de janeiro, artigo 3.º. 
6 Lei n.º 1/99, de 01 de janeiro. 



   

6 

 

500.10.01/2024/352 
EDOC/2024/6964 

informação no seu sítio eletrónico (artigo 14.º, n.º 2, alínea b) do Estatuto do 

Jornalista).  

24. Quanto ao dever de audição das partes com interesses atendíveis, nada apraz registar 

no caso em análise, acompanhando-se a argumentação apresentada pelo jornal Roda 

Viva. 

 

V. Deliberação 

Tendo analisado eventual falha no cumprimento do dever de rigor informativo pelo jornal 

Roda Viva na notícia “Autarquia vai gastar 75 mil euros para ‘serviços de vídeo’ em ano de 

eleições”, publicada online a 31 de julho de 2024 e na edição impressa de 08 de agosto, o 

Conselho Regulador, no exercício das atribuições e competências de regulação constantes, 

respetivamente, nos artigo 7.º, alínea d), artigo 8.º, alíneas a) e j) e artigo 24.º, n.º 3, alínea a) 

e c) dos Estatutos anexos à Lei n.º 53/2005, de 8 de novembro, delibera: 

i. Verificar que o título, lido isoladamente, transmite uma mensagem assertiva 

sobre um procedimento ainda em curso; 

ii. Notar que, em processo autónomo, este tratamento fundamentou a 

concessão do exercício de direito de retificação à queixosa; 

iii. Destacar que o jornal atualizou a informação sobre o tema no seu sítio 

eletrónico assim que tomou conhecimento da respetiva conclusão, sanando a 

falta de rigor identificada;  

iv. Não dar seguimento ao presente procedimento. 

 

Lisboa, 25 de setembro de 2024 

 

O Conselho Regulador, 
 
 
 

Helena Sousa 
 
 



   

7 

 

500.10.01/2024/352 
EDOC/2024/6964 

 
 

Pedro Correia Gonçalves 
 
 
 

Telmo Gonçalves 
 
 
 

Carla Martins 
 
 
 

Rita Rola 
 


	Deliberação ERC/2024/472 (CONTJOR)

