
 
 

Conselho Regulador da  

Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

 

 

 

Deliberação 
 

1/RG-I/2007 
 

 
 
 
 

Queixa de Alberto Arons de Carvalho contra o Correio da Manhã 
 
 
 
 
 
 

Lisboa 
 

3 de Janeiro de 2007 



 

1 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação 1/RG-I/2007 

 

 

ASSUNTO: Queixa de Alberto Arons de Carvalho contra o Correio da Manhã 

 

 

PROCESSO 

 

I. Em 26 de Outubro de 2006, deu entrada na ERC uma queixa subscrita por 

Alberto Arons de Carvalho contra o jornal Correio da Manhã, por alegada violação do 

dever de rigor informativo e recurso ao sensacionalismo. 

 Sustenta o queixoso que na edição de 21 de Outubro do identificado jornal, “o 

principal título induzia os leitores a pensar que os ministros do Governo tinham 

aumentado em mais de 6% os seus próprios salários” e que, pese embora o teor da 

notícia fosse mais esclarecedor, facto resta que o título de primeira página era 

susceptível de conduzir a uma interpretação incorrecta do noticiado. 

 Refere que tal possibilidade foi posteriormente confirmada quando, através de 

um programa emitido na televisão e na rádio, verificou que dois dos ouvintes que aí 

participaram estavam convencidos do aumento salarial dos membros do Governo. 

 

II. Em 21 de Novembro, o Correio da Manhã informou que a notícia tem por base 

informações idóneas e fidedignas, resultando a manchete do cálculo da diferença entre o 

montante global de despesas previstas para os salários dos ministros para 2006 e para o 

próximo ano de 2007, devendo o título ser apreciado conjuntamente com os subtítulos 

que o acompanham.  

 Na sequência de informações provenientes do Ministério das Finanças, o jornal 

verificou que o montante global subia 6,1% de um ano para o outro, acrescentando que 

a notícia publicada terá inclusivamente estado na origem da correcção de um erro no 



 

2 

orçamento que não havia sido detectado, tanto que nos dias que se seguiram à 

publicação, “(...) o Governo procedeu à revisão e confirmação dos números constantes 

do orçamento (...) e verificou que havia um erro formal nas verbas atribuídas ao 

Ministério da Presidência.”  

Conclui no sentido de se tratar de um erro imputável ao Governo, não podendo o 

jornal ser responsabilizado pela mera divulgação de uma informação que foi 

corroborada pelo próprio Ministério das Finanças. 

 Quanto à acusação de sensacionalismo, refere a publicação que a matéria em 

causa é de reconhecido interesse público, pelo que o jornal se limitou a comparar com 

os elementos referentes ao ano precedente. Salientando que o trabalho do jornalista foi 

efectuado em respeito pelas normas éticas e deontológicas a que está obrigado, tendo 

sido garantido o contraditório e confirmados os dados divulgados junto das entidades 

competentes. 

 Na argumentação aduzida salienta, ainda, que “[o]s títulos compreendem-se 

dentro do direito geral de informação, pertencendo aos jornalistas o dever/poder de 

destacarem o que entendem como relevante (...). Os títulos e subtítulos têm que ver com 

a notícia. (...) Não se trata de sensacionalismo mas de chamar a atenção à opinião 

pública, sendo salutar uma imprensa, “com cor”, dinâmica e que não procure a 

notícia, informando os cidadãos.” 

 Acrescenta que tal como foi divulgado o aumento, foi igualmente noticiada a sua 

rectificação mediante a publicação de uma notícia subordinada ao título «Os aumentos 

dos ministros não passam de 1,5%». 

 

 

ANÁLISE 

 

III. A ERC é competente para apreciação da queixa ao abrigo do previsto na alínea a) 

do n.º 3 do artigo 24º dos seus Estatutos, aprovados pela Lei n.º 53/2005, de 8 de 

Novembro(EERC). 

 



 

3 

IV. A Lei n.º 2/99, de 13 de Janeiro (Lei de Imprensa) determina, no seu artigo 3º, 

que os limites constitucionais e legais consagrados à liberdade de imprensa visam entre 

outros valores, a salvaguarda do rigor e objectividade da informação. Nessa perspectiva, 

a Lei n.º 1/99, de 13 de Janeiro (Estatuto do Jornalista), nos termos do artigo 14º, 

estabelece como deveres dos profissionais do sector, o exercício da actividade “com 

respeito pela ética profissional, informando com rigor e isenção”. 

 

V. O título “ORDENADOS DE MINISTROS SOBEM 6,1%” é apresentado na 

primeira página da edição de 21 de Outubro do Correio da Manhã, com grande 

destaque, em letras maiúsculas, seguido do subtítulo “Dinheiro previsto no Orçamento 

de 2007 para salários de governantes ultrapassa quatro vezes os aumentos da Função 

Pública”, enquadrado pelas fotografias do Primeiro-Ministro José Sócrates e pelo 

Ministro Silva Pereira, as quais são apresentadas com as seguintes legendas “Sócrates é 

dos que sofre maior quebra nas verbas – 65 899 €, descida de 5,4%” e “Silva Pereira é 

quem conta com os maiores valores – 123 036 €, subida de 112,4%”. Legendas estas 

que, apesar de uma apresentação gráfica menos significativa, são em letra maiúscula, 

possuindo, portanto, algum destaque. 

O desenvolvimento da notícia é apresentado nas páginas 4 e 5 do jornal, nas 

quais são apresentados juntamente com a fotografia de cada ministro os valores 

inscritos no Orçamento Geral do Estado em 2006 e 2007 na citada rubrica, bem como as 

respectivas  variações percentuais. Em peça destacada, intitulada “O que diz a 

legislação”, o jornal cita o Decreto-Lei nº. 26/2002, de 14 de Fevereiro, onde se define o 

conteúdo da rubrica “Titulares de Órgãos de Soberania e Membros de Órgãos 

Autárquicos”, verificando-se que a mesma se refere a “honorários [que têm a natureza de 

vencimentos] do Presidente da República, da Assembleia da República, dos membros do 

Governo e dos tribunais bem como os vencimentos dos órgãos autárquicos legalmente 

aprovados”. 

 Na peça são citadas duas fontes: uma do Ministério das Finanças, que esclarece 

que “[o]s valores inscritos dizem respeito a encargos com vencimentos do pessoal dos 



 

4 

gabinetes (...)”; e outra da Direcção-Geral do Orçamento que, segundo o jornal, afirmou 

que “essa rubrica só inclui o vencimento do membro do Governo.” 

 

VI. Para apuramento do rigor e objectividade do título objecto da queixa, importa 

aferir da sua correspondência com a notícia, tendo em conta que é suposto o título 

reflectir a ideia central do texto a que se reporta e que para além da sua função 

informativa, possui também uma função apelativa e estimuladora da leitura. Por outro 

lado, a conciliação entre o desejo legítimo de atrair leitores e o rigor exigido à 

informação não deve sacrificar o segundo em função do primeiro.  

Coloca-se, então, a questão de saber se o título “ORDENADOS DE 

MINISTROS SOBEM 6,1%” encontra sustentação nos dados apresentados nos 

restantes elementos  da notícia, isto é, se os valores inscritos no Orçamento de Estado 

para 2007, relativos às despesas com os vencimentos dos ministros, registam um 

aumento de 6,1% comparativamente à verba afecta a tais despesas no ano de 2006, 

conforme refere o Correio da Manhã.  

 

VII. A ERC consultou a proposta de Orçamento do Estado, procedendo à análise 

comparativa das verbas inscritas na rubrica “Titulares de Órgãos de Soberania e 

Membros de Órgãos Autárquicos” relativa aos salários dos ministros em 2006 e 2007, 

tendo obtido os dados constantes do quadro seguinte: 

 

Rubrica “Titulares de Órgãos de Soberania e Membros de Órgãos Autárquicos”  

Governo 2007* 2006 Variação Variação % 

Primeiro-Ministro 65.899 69.682 -3783 -5,43% 

Min. Presidência 123.036 57.900 65.136 112,50% 

Min. Assuntos Parlamentares 55.812 69.452 -13.640 -19,64% 

Min. Administração Interna 55.812 54.988 824 1,50% 

Min. Negócios Estrangeiros 55.813 54.988 825 1,50% 

Min. Finanças e Adm. Pública 55.813 54.988 825 1,50% 

Min. Defesa Nacional 55.813 54.988 825 1,50% 

Min. Justiça 55.812 54.988 824 1,50% 

Min. Amb., Ord. Territó. e Des. Regional 55.813 54.988 825 1,50% 



 

5 

Min. Economia e Inovação 56.950 56.100 850 1,52% 

Min. Agricultura, Des. Rural e das Pescas 55.813 54.988 825 1,50% 

Min. Obr. Púb., Transp. e Comunicações 55.812 54.988 824 1,50% 

Min. Trabalho e Solidariedade Social 55.813 54.988 825 1,50% 

Min. Saúde 55.812 54.988 824 1,50% 

Min. Educação 55.900 54.990 910 1,65% 

Min. Ciência, Tecnologia e Ensino Sup. 55.813 54.988 825 1,50% 

Min. Cultura 55.812 54.988 824 1,50% 

Totais 1027348 967980 59368 6,13% 

Fonte: http://www.dgo.pt/oe/index.htm (acedido em 28/12/2007)  

 

Os dados confirmam que as verbas inscritas na citada rubrica apresentam um 

aumento de 6,13% em 2007, comparativamente ao ano anterior. A diferença fica a 

dever-se à verba atribuída ao Ministro da Presidência e corresponde a um valor 

percentual de 112,50%. O quadro mostra também um decréscimo relativamente aos 

vencimentos do  Primeiro Ministro e do Ministro dos Assuntos Parlamentares, 

respectivamente de –5,43% e –19,64%.  

Estes dados são citados correctamente na peça do Correio da Manhã que refere, 

também, o facto de os vencimentos de 13 dos 16 ministros reflectirem um aumento de 

1,5%, correspondente ao aumento da Função Pública.  

 

VIII. Relativamente ao objecto da queixa, isto é, o rigor informativo e o 

sensacionalismo do título “ORDENADOS DE MINISTROS SOBEM 6,1%”, não 

obstante não se tratar de um título tecnicamente rigoroso, uma vez que o aumento de 

6,1% é provocado pelo valor previsto para o vencimento do Ministro da Presidência, 

mantendo-se os restantes ministros (com ligeiros ajustamentos) nos valores atribuídos à 

Função Pública (1,5%), como aliás refere a notícia, a ERC entende que ele cabe na 

margem de liberdade que preside à construção de títulos, atendendo à sua dupla função, 

simultaneamente apelativa e informativa, e ao facto de ser o segmento de texto mais 

reduzido de uma peça jornalística. Face à ausência de explicações claras por parte dos 

serviços oficiais consultados, o Correio da Manhã construiu um título que não podendo 

considerar-se errado, se reveste, no entanto, de alguma ambiguidade. 



 

6 

 

IX. Refere, ainda, o CM, na sua resposta à ERC, que da mesma forma que noticiou o 

aumento de 6,1% da verba inscrita na rubrica “Titulares de Órgãos de Soberania e 

Membros de Órgãos Autárquicos”, noticiou a posterior correcção dos dados constantes 

do orçamento, mediante a publicação em 22 de Outubro, de um artigo subordinado ao 

título “Governo admite erro no orçamento”, com chamada de primeira página, no canto 

superior direito da mesma, com os seguintes título e subtítulo “Governo admite erro nas 

verbas para ordenados” e “Subida para ministros vai ser apenas de 1,5% e montantes 

serão corrigidos”. A ERC confirmou a publicação dessa notícia no dia seguinte à 

publicação da primeira peça.  

 
 

CONCLUSÃO 

 
Analisado o teor da queixa apresentada por Alberto Arons de Carvalho contra o 

jornal Correio da Manhã, por alegada violação do dever de rigor e recurso ao 

sensacionalismo, no título principal da primeira página, publicado em 21 de Outubro, 

conclui-se que:  

 

a) O título “ORDENADOS DE MINISTROS SOBEM 6,1%” decorre, 

conforme desenvolvido na notícia, da análise comparativa dos valores dos 

Orçamentos de Estado de 2006 e 2007 inscritos na rubrica referente aos 

vencimentos dos titulares de órgãos de soberania e membros de órgãos 

autárquicos, pelo que, à luz dos elementos que, à data, o jornal dispunha, os 

dados foram correctamente citados; 

 

b) Apesar de se poder considerar que o título não é indiscutível do ponto de 

vista técnico, ele cabe na margem de liberdade que preside à construção dos 

títulos jornalísticos. 

 



 

7 

Ante o exposto, o Conselho Regulador da ERC – Entidade Reguladora para a 

Comunicação Social, no exercício da competência prevista no n.º 3 do artigo 24º dos 

seus Estatutos, delibera arquivar a queixa por improcedência das alegações de falta de 

rigor e sensacionalismo na elaboração da manchete de 21 de Outubro de 2006. 

 

 

Lisboa, 3 de Janeiro de 2007 

 

O Conselho Regulador da ERC 
 

José Alberto de Azeredo Lopes 
Elísio Cabral de Oliveira 
Luís Gonçalves da Silva 
Maria Estrela Serrano 

Rui Assis Ferreira 
 

 


